
O jornalista, radialista, historiador e escritor Damião Lucena está em João Pessoa, recebendo os primeiros exemplares do seu livro “Patos de Todos os Tempos”, a ser lançado nos próximos dias. Reunido com o empresário Luiz Martinho Moreira Franco Filho, representante da Gráfica JB, responsável pela impressão, o autor revisou a aprovou o trabalho relacionado a segunda edição, que trará, em dois volumes, acondicionados em um box, com 1.064 páginas, a história completa do município de Patos, desde o século XIV até os dias atuais, com riqueza de detalhes em todos os seus segmentos, além de cerca de 1.600 ilustrações.
O livro “Patos de Todos os Tempos”, segunda edição revisada e ampliada, é resultado de um trabalho de pesquisa realizado ao longo de quarenta anos, e foi premiado no Edital Parra, do Governo Estadual, através da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, único trabalho contemplado, em sua modalidade, na área que compreende a região de Patos, composta por 17 municípios. Em João Pessoa, a comercialização dos exemplares, que alcançará a Colônia dos patoenses, já começa a ser feita na próxima semana e, em Patos, com a chegada do autor, será definida a data de abertura da Garagem Cultural, na rua Deodoro da Fonseca, outro ponto histórico da Capital do Sertão da Paraíba, também de sua iniciativa, espaço onde será feita toda a comercialização da publicação.
A Garagem Cultural, iniciada há três anos e que será inaugurada em sua primeira fase, também é um espaço de divulgação dos valores culturais atuais, com trabalhos de vários ativistas locais, lembranças (souvenir), relacionados a “Morada do Sol”, palco de atividades culturais, encontro de produtores, etc.
Em nível local, o trabalho não contou com o apoio de qualquer poder constituído, recebendo alguma ajuda de entidades e empresas, em pouca monta. “Para nós, o importante é ter realizado e disponibilizado uma pesquisa que ecoará em todos os tempos. Nada foi condicionado até porque ninguém foi discriminado, com amplitude de cobertura aos acontecimentos da história”, destacou o autor, acrescentando que cada um arque com sua omissão. “Vivemos em um município onde a política só enxerga a cultura como cabide de emprego, motivo pelo qual, de vez em quando, somos obrigados a registrar fatos reprováveis nos próprios anais da história, como exemplo a não ser seguido. Contudo, o importante é saber que somente o que é sério, honesto, coerente e justo prevalecerá”, finalizou o autor.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 