
Mais de 71 mil eleitores correm o risco de ter o título de eleitor cancelado se não regularizarem a situação até o dia 19 de maio na Paraíba.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que identificou esses eleitores como faltosos nas últimas três eleições, cada turno de votação é considerado uma eleição.
Em todo o país, mais de 5 milhões de pessoas podem perder o título por esse motivo. A ausência nas eleições sem justificativa, segundo a Justiça Eleitoral, leva ao cancelamento do documento.
Na Paraíba, o levantamento mostra que a maioria dos eleitores com pendências é do sexo masculino (62%). Entre os que têm o título irregular, o grupo com maior número é o de pessoas que não concluíram o ensino fundamental, representando 38,95% do total.
A faixa etária mais comum entre os eleitores em situação irregular é de 25 a 29 anos. Já os jovens de 16 e 17 anos, eleitores com mais de 70 anos e pessoas analfabetas não entram na lista de possíveis cancelamentos, já que o voto para esses grupos é facultativo.
Com o documento cancelado, o eleitor enfrentará restrições como:, impedimento para concorrer a cargos públicos ou tomar posse; bloqueio de salários em órgãos governamentais; dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade; renovação de matrícula em instituições de ensino barrada; exclusão de licitações públicas e empecilho para quitar serviço militar ou Imposto de Renda.
Para regularizar o documento, conforme dicas da Justiça Eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ir até a seção Autoatendimento Eleitoral e usar a opção “Consultar situação eleitoral” para verificar se o título está sujeito a cancelamento.
Se houver pendências, ele precisa pagar os débitos diretamente pelo site ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível se regularizar presencialmente em um cartório eleitoral, no horário de expediente.
PB Agora
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro
Movimentação Lula indica paraibanos Romero Rodrigues e Gervásio Maia para vice-liderança na Câmara dos Deputados 