
O radiotelescópio, financiado pela Fapesp e pela Finep, ficará pronto no próximo ano e haverá a possibilidade de visitação pública agendada. Em entrevista exclusiva ao Correio Debate, na TV Correio, o coordenador do projeto inédito no país, Élcio Abdala, confirmou que o trabalho não para e o Sertão paraibano irá se tornar referência internacional como observatório do céu. As informações são do jornalista da TV Correio, Hermes de Luna, em seu blog.
Ele disse que o radiotelespcópio tem como objetivo explorar novas possibilidades na observação do universo a partir do céu brasileiro. O equipamento será instalado em Aguiar, no Sertão paraibano, e a equipe terá base em Cajazeiras, no Alto Sertão.
A proposta é estudar a energia escura e também o fenômeno Fast Radio Bursts [“Rajadas Rápidas de Rádio”, em tradução livre], ainda pouco conhecido. Além disso, entender que o céu pode trazer conhecimentos importantes e estratégicos sobre o que acontece sobre nós, quais fenômenos, que tipo, por exemplo, de satélites, estão passando por aqui. É informação importante para toda a sociedade.
O projeto conta com pesquisadores de países como Brasil, China, África do Sul, Reino Unido, Coreia do Sul, Portugal e França.
Assista à entrevista.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 