
Faltando 40 dias para o prazo final do envio da Declaração Anual do Simples (DASN-SIMEI), os microempreendedores individuais (MEIs) paraibanos devem ficar atentos a data-limite. O documento, que se caracteriza pela concentração de informações de faturamento bruto do ano anterior, deve ser apresentado à Receita Federal até o dia 31 de maio.
Conforme o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, a declaração é uma obrigação que todo MEI precisa cumprir para manter os seus benefícios junto à Receita Federal, bem como outros direitos. “Essa declaração pode ser feita pelo próprio microempreendedor individual de forma on-line e sem nenhum custo. Se existir alguma dúvida, a recomendação é procurar o atendimento em alguma Sala do Empreendedor, que são espaços instalados nas cidades para fomentar o empreendedorismo, e apresentar as informações necessárias. É possível também buscar orientação através das agências e pontos de atendimento do Sebrae em todo o estado”, explica.
Quem não cumprir com o envio da declaração até o dia 31 de maio ficará sujeito ao pagamento de multa no valor mínimo de R$ 50,00. A preparação do documento e envio à Receita Federal deve acontecer independente da empresa ter registrado faturamento durante o último período anual.
Como realizar o envio?
Através do Portal do Empreendedor, disponível no site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor, os microempreendedores individuais podem acessar a plataforma, e depois clicar na opção “Enviar Declaração”. Após essa etapa, é preciso apenas informar o CNPJ e seguir o preenchimento das informações solicitadas no ambiente virtual.
Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um manual de consulta sobre como preencher corretamente as informações no site. O arquivo pode ser verificado através da página: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI.pdf.
Além de se manter regular no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), a apresentação da declaração dentro do prazo indicado garante o acesso aos direitos da previdência social, benefícios tributários, serviço de emissão de nota fiscal, facilidade na abertura de conta bancária e disponibilidade de crédito em instituições financeiras. “É importante que essa declaração seja feita o quanto antes pelos microempreendedores, pois deixar para o último momento pode ser arriscado em razão de congestionamento no sistema ou qualquer outra dificuldade que possa ocorrer e gerar preocupação”, destaca Ferdinando Félix, analista técnico do Sebrae/PB.
Ascom - Sebrae - PB
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 