
A inflação acelerou em fevereiro. A grande vilã é a conta de luz, mas gastos com educação e a alta dos alimentos também puxaram para cima o custo de vida. Os preços aumentaram 1,31%, a maior alta para o mês em 22 anos.
“Acho que nosso custo de vida tem aumentado bastante. A gente tá pagando um pouco mais caro porque tudo aumenta”, disse Ítalo Oliveira, analista de processos, ao Jornal da Band.
O aumento da inflação prejudica ainda mais quem ganha menos. As famílias mais pobres comprometem uma parte maior da renda com habitação e alimentação. Por isso, qualquer variação nesses itens tem um impacto grande.
Em fevereiro, a inflação acelerou na comparação com janeiro. Os preços aumentaram 1,31%, a maior alta para o mês em 22 anos. Liderando a lista dos “vilões”, está a energia elétrica, que ficou quase 17% mais cara com o fim do chamado “bônus de Itaipu”. Depois, educação, com alta de 4,70%, que sofreu o impacto do reajuste das mensalidades escolares.
Em terceiro, vem a alimentação, puxada por uma dupla que tem dado o que falar: o café, com 10,77%, e o ovo, com 15,39% de alta.
“No grupo alimentação o que a gente está observando é uma desaceleração da alta. Isso quer dizer que não está caindo… está subindo menos. Então a sensação térmica para as pessoas é ainda de um calor elevado”, explicou o economista André Perfeito ao Jornal da Band.
BAND/UOL
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 