
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, na manhã desta terça-feira (11), as operações da empresa Voepass. A decisão, segundo a Anac, acontece porque a empresa violou os padrões de segurança exigidos.
Em nota, a Anac afirmou: “a decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela Agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.”
A Voepass, que opera com seis aeronaves em 15 localidades comerciais e dois contratos de fretamento, terá seus voos interrompidos até nova avaliação. Os passageiros afetados pelos cancelamentos devem “procurar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para reembolso ou reacomodação”, como informou a Anac.
A decisão foi motivada por uma série de problemas detectados desde o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). Desde então, a Anac implantou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da Voepass, com a presença de servidores para verificar a segurança das operações. Em outubro, foram impostas medidas como “redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves” e troca de administradores, além da exigência de um plano de ações corretivas.
No entanto, ao final de fevereiro de 2025, uma nova auditoria identificou a “degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa” e a reincidência de irregularidades que haviam sido consideradas sanadas. A Anac destacou a “quebra de confiança em relação aos processos internos” da Voepass, afirmando que seus sistemas “perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea”.
A Agência determinou a suspensão das atividades da Voepass até que seja comprovada a retomada da capacidade de garantir o nível de segurança previsto nas normas regulatórias.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 