
SÃO JOÃO DE SANTA LUZIA – E como tudo começou
O livro descreve os festejos juninos da cidade de Santa Luzia, Paraíba, denominados popularmente por “São João tradição de Santa Luzia” que, ao longo dos anos, tornou-se uma das manifestações mais importantes do nordeste brasileiro.
No livro, a autora reproduz histórias contadas por seu pai, o Sr. Abel Coelho, por sua mãe, a Srª. Severina Marinho e por outras pessoas protagonistas desses festejos em diferentes épocas, além dos fatos vivenciados por ela própria. Trata-se de um tributo às tradições culturais da sua cidade natal, Santa Luzia, situada no sertão paraibano.
Elizabeth, a autora, cresceu entre as celebrações juninas que definiram a identidade cultural de Santa Luzia e no livro, ela captura, em linguagem a um só tempo documental e poética as alegrias, as saudades e esperanças que o mês de São João evoca. A festa junina, com sua música e dança, transforma a cidade com as lembranças daqueles que se foram, com a alegria de rever os que moram longe e voltam para visitar e rever familiares e amigos.
A história do São João se entrelaça com a da cidade, um legado dos colonizadores portugueses, como as danças trazidas por José Ferreira Tavares, natural do arquipélago português dos Açores.
Esse livro é um convite para se deixar envolver pela ternura e vivacidade do São João de Santa Luzia. É um testemunho do poder que a festa junina proporciona para conectar pessoas, para fortalecer laços comunitários e para celebrar a cultura que nos define.
A autora do livro Elizabeth Marinho ocupa a cadeira N° 20, cujo o patrono é o seu pai Abel Coelho da Silva.
Escrito por José Hamurabi Nóbrega de Medeiros, cadeira N° 33.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 