
Encerra no dia 31 de maio o prazo para envio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). O procedimento, que é considerado obrigatório, é uma das responsabilidades do MEI para manter sua regularidade fiscal e benefícios tributários. O envio do documento não gera nenhum custo e deve ser feito on-line por meio do Portal do Empreendedor, disponível para acesso no endereço eletrônico https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.
Para evitar problemas ou algum tipo de dificuldade no processo de envio da declaração, a analista técnica do Sebrae/PB, Sônia Martins, recomenda que os microempreendedores individuais devem observar o prazo e buscar auxílio profissional em caso de dúvidas. “Essa declaração é um relatório que todos os microempreendedores precisam enviar à Receita Federal. Caso isso não seja realizado dentro do prazo, o responsável ficará sujeito a cobrança de uma multa no valor máximo de R$ 50. O ideal é não deixar para o último dia”, enfatizou.
O documento da declaração é caracterizado pela identificação de informações sobre os valores de faturamento da empresa, considerando a venda de produtos ou serviços prestados ao longo do último ano de sua atividade, neste caso 2023. A mesma ação deve ser feita mesmo que a empresa não tenha registrado faturamento ou solicitado baixa no período. O ganho anual deve observar o limite do teto de R$81 mil, valor atribuído pela Receita Federal à categoria do MEI.
Em casos de dúvidas, o microempreendedor pode consultar o manual da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), através do link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI.pdf, ou recorrer ao serviço de atendimento da Sala do Empreendedor de sua cidade.
Além de garantir o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o envio da DASN-SIMEI mantém o acesso aos direitos da Previdência Social do MEI, assim como outros benefícios tributários, serviço de emissão de nota fiscal, facilidade na abertura de conta bancária e disponibilidade de crédito em instituições financeiras.
Outras informações sobre o envio da declaração anual do MEI podem ser consultadas no site do Sebrae (www.sebrae.com.br/paraiba), ou através dos serviços do WhatsApp e da Central de Relacionamento da instituição, ambos pelo número 0800 570 0800.
  Veja  PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba  
  Fique por dentro   SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba  
  Eita  Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande 
  Veja  ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande  
  Fique atento  João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar  
  Fique atento  Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 