
O maior navio de guerra da América Latina, o NAM Atlântico, encerrou a visitação no Porto de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, e agora para a realização de manobras militares no mar. Conforme apurou o ClickPB, a fragata deixa o porto às 09h e o porta helicóptero, às 10h.
A embarcação estava atracada em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, e chamou atenção por suas funções, missões e dimensões.
Ontem, mais de 10 mil pessoas estiveram em Cabedelo para visitar o navio, formando longas filas e formando grandes congestionamentos na cidade e nos acessos do local. Apesar disso, os visitantes foram pacientes e demonstraram que a espera valeu a pena.
Famílias inteiras se reuniram para a visitação e registraram o momento em fotos para ficar na lembrança. A grandiosidade do navio maravilhou o público.
Maior Navio tem mais de 200 de comprimento
Ele é o maior navio de guerra da América Latina. O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). Foi construído em meados dos anos de 1990 pelas companhias Kvaerner Govan e VSEL, na cidade portuária de Barrow-in-Furness, Inglaterra.
Como verificado pelo ClickPB, O NAM Atlântico foi incorporado à Marinha do Brasil em 2018, adquirido da Marinha Real Britânica. É projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. É apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz. Sua última comissão humanitária foi em São Paulo por ocasião das fortes chuvas naquele Estado.
Destacamento de Aeronaves
O NAM Atlântico possui um Destacamento Aéreo Embarcado composto por aeronaves IH-6B Jet Ranger III (HI-1), Esquilo (HU-1), UH-15 Super Cougar (HU-2) e SH-16 Seahawk (HS-1) do Comando da Força Aeronaval e um de Mergulhadores de Combate (MEC).
Veja detalhes da embarcação:
Comprimento total: 208 metros;
Deslocamento carregado: 21.578 t;
Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h);
Raio de ação: 8 mil milhas náuticas;
Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais;
Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.
Operação pelo mundo
Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa. O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.
  Veja  PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba  
  Fique por dentro   SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba  
  Eita  Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande 
  Veja  ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande  
  Fique atento  João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar  
  Fique atento  Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 