
Teve início neste sábado (24) a Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia, edição 2024. Com a experiência da primeira, realizada ano passado, a organização, tendo à frete o grupo Yayú Aventura, decidiu adotar o tema “Celebrando a Natureza, Cultura e Sustentabilidade” para este ano.
Deste sábado até o dia 3 de março, serão realizadas atividades que integram ecoturismo, educação ambiental, cultura e desenvolvimento sustentável. “Com o sucesso marcante da edição de 2023, esta nova versão se propõe a ir além, enriquecendo ainda mais a conexão entre nossa comunidade e o meio ambiente” garante Manuel Boaventura, coordenador do evento.
Entre as novidades deste ano, destaca-se o lançamento da proposta de criação do Geoparque Sabugy, integrando fundamentos da Unesco e princípios do Ecoturismo com padrões globais de conservação, preservação do patrimônio geológico, paisagístico e cultural da região e desenvolvimento sustentável. Para esse lançamento, que ocorrerá na noite deste sábado, foram convidadas várias autoridades, como prefeitos e gestores de turismo, de meio ambiente e de cultura.
Outras novidades que a Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia 2024 traz são a incorporação de elementos culturais locais, como a criação das rotas do Cangaço e das Pinturas Rupestres; um balão de ar quente de 23 metros de altura e uma corrida de Trail Run na Caatinga, percorrendo os caminhos da mata do Pico do Yayú.
Nas ações ligadas à Educação Ambiental, ocorrerão atividades visando à conscientização para preservar e celebrar a herança cultural da região. Entre elas, oficinas e visitas especiais objetivando capacitar jovens como agentes transformadores e defensores do meio ambiente e do patrimônio cultural da região.
Da programação constam trilhas ecológicas, muro de escalada, curso de rapel, cachoeirismo, workshops, balão de ar quente, tirolesa urbana, curso de APH e apresentações culturais.
A Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia 2024 é um projeto cultural que destaca o compromisso com a valorização da herança cultural e histórica, promovendo o turismo responsável e sustentável. O evento busca não apenas preservar rica herança da região, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico, fortalecendo a economia local de maneira sustentável.
É uma realização do grupo Yayú Aventura com apoio do Ministério da Cultura, das Secretarias estadual e municipal da Cultura, da Gerência de Turismo do Município de Santa Luzia, do Sebrae, da ONG Café Cultura e da UFCG, entre outras instituições.
Para mais informações e programação detalhada, os interessados podem acessar o Instagram do Yayú Aventura: https://www.instagram.com/yayuaventura/
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 