
A escolha do Pix como método de pagamento no momento de realizar compras ou contratar algum tipo de serviço ganhou a preferência entre os clientes atendidos pelos pequenos negócios no território paraibano. De acordo com dados da terceira edição da “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios”, produzida e divulgada pelo Sebrae, 38% dos consumidores no estado optam pelo uso do Pix. Em 2023, segundo o Banco Central, o Pix registrou 41,9 bilhões de transações, movimentando R$ 17,2 trilhões em todo o país.
Os números reforçam não apenas a aceitação da ferramenta digital como principal meio de pagamento no momento de efetuar transações financeiras, como representam um recorde desde o seu lançamento em fevereiro de 2020.
Para a empresária e psicóloga da Clínica Iluminar, Moanna Abrantes, a opção do Pix proporcionou mais agilidade e trouxe também mais segurança. Sua empresa fica localizada na cidade de Sousa, na região do sertão. “Eu aderi ao uso do Pix desde o seu lançamento. O método é rápido e reduz os custos se comparado a outros meios de pagamento com o uso do cartão de débito ou cartão de crédito. É uma vantagem para o empreendedor e o cliente entendeu isso rapidamente pela simplicidade da transação”, disse.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, o sistema de pagamento tem conquistado não somente os clientes. Os empreendedores também aderiram ao uso da ferramenta como meio para facilitar as transações. “Se trata de uma opção bastante eficaz e que caiu como uma luva para contribuir com as transações comerciais dos micro e pequenos negócios, sendo quase uma unanimidade no meio empresarial. O Pix já se tornou um aliado de muitos empresários e, além da praticidade, é visto como uma maneira de fugir dos impostos que incidem em outras formas de pagamento, a exemplo do cartão de crédito”, explicou.
Por se tratar de uma transação instantânea, que acontece em tempo real com o direcionamento do valor pago pelo cliente à conta informada pelo empresário, o Pix também se destaca por facilitar o fluxo de caixa e permitir o acompanhamento das movimentações financeiras de forma ágil.
O fator segurança também é outro atrativo que o Banco Central garante sobre o uso da ferramenta. Apesar de todas as vantagens, o analista técnico do Sebrae/PB enfatiza a necessidade de atenção que os empresários devem ter para evitar possíveis golpes. “Uma das dicas é verificar se o comprovante que foi enviado se trata de um comprovante de Pix ou de agendamento de Pix, pois o agendamento pode ser cancelado”, concluiu Ferdinando Félix.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 