O físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Quântica Rodrigo Cézar, reafirma que a perspectiva de chuvas em grande parte do Sertão e Altossertão da Paraíba é boa para esse final de ano, e também para janeiro.
O município de Patos e também municípios da região polarizada por Patos poderão registrar vários episódios de chuvas no mês de dezembro e em janeiro.
Em dezembro ocorrerá uma elevação considerável na probabilidade de chuvas na região, com precipitações associadas a fenômenos como instabilidade atmosférica decorrente da atuação de frias frias no sul da Bahia, e vórtice ciclônicos de altos níveis, afirma o estudioso.
Não é sempre que o El Niño desfavorece chuvas na região
No final do ano, a exemplo do que estamos vivenciando agora e também no mês de janeiro, o fenômeno climático e oceânico El Niño favorece chuvas significativas em vários municípios do semiárido do setor norte do Nordeste, isso porque colabora para elevar muito a temperatura do ar, calor em excesso na troposfera é energia em potencial para a formação de nuvens de chuva, ou seja, é componente indispensável juntamente com a alta umidade do ar para provocar precipitações.
E nesse final de 2023 não será diferente, Patos e região poderão ser contempladas por eventos de chuvas, e em janeiro, as chances de muita chuva na região são consideráveis.
El Niño encontra-se moderado atualmente
Atualmente o fenômeno climático e oceânico El Niño está com intensidade moderada, com anomalias de aquecimento de cerca de 1,4ºC acima da média, fato que poderá impactar a qualidade da estação chuvosa da região entre os meses de fevereiro e maio de 2024, no entanto, ainda é muito cedo para se traçar um cenário mais claro para as chuvas da região no referido período do próximo ano.