Terça, 26 de Novembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Patos, PB

Gerais Atenção

Secretária de Políticas para a Mulher de Patos participa de Fórum Nacional com foco em políticas de empoderamento feminino e combate ao feminicídio*

Com o objetivo de fortalecer e desenvolver políticas públicas voltadas às mulheres patoenses, a secretária de Políticas para a Mulher do município de Patos, Brigida Emmanuelli, esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de abril, participando do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres.

17/04/2023 às 16h27
Por: Elton Pablo
Compartilhe:
Secretária de Políticas para a Mulher de Patos participa de Fórum Nacional com foco em políticas de empoderamento feminino e combate ao feminicídio*

 

 

 

Com o objetivo de fortalecer e desenvolver políticas públicas voltadas às mulheres patoenses, a secretária de Políticas para a Mulher do município de Patos, Brigida Emmanuelli, esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de abril, participando do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as  Mulheres.

 

Conforme explicou Brigida, o Fórum teve como principal foco discutir diretrizes voltadas ao empoderamento feminino e ao combate do feminicídio. A expectativa é que a partir das ações implementadas, quando houver o próximo Fórum (daqui um ano), os índices de feminicídio na Paraíba tenham diminuído. 

 

“Foi um momento importante de construção de políticas públicas, a nível nacional, onde tivemos um estreitamento de laços com a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e as gestoras que compõem a Paraíba. Na oportunidade, tivemos essa construção dessas políticas públicas voltadas para a Paraíba e a certeza de que estaremos sendo orientadas, que estaremos sendo acolhidas e respeitadas diante das atividades voltadas para as mulheres, principalmente vítimas de violência”, explicou.

 

Outro ponto destacado pela secretária foi o posicionamento da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em fortalecer as secretarias da Mulher. “Tivemos a certeza de que as secretarias das mulheres do Brasil não vão fechar, não vão diminuir, e sim vão ser transformadas em secretarias aquelas que têm coordenação, aquelas que são executivas, como a nossa. A proposta é que virem secretarias e que recebam recursos federais para trabalhar melhor essa problemática de feminicídio, de empreendedorismo com relação às mulheres”, destacou.

 

*Casa da Mulher Brasileira*

 

Após o anúncio de investimentos para o Estado da Paraíba durante a visita do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Estado, Brígida ressaltou que durante o Fórum aproveitou a oportunidade para dialogar com a Secretária de Estado, Lídia Moura, e inclusive já levou o pleito também ao deputado federal Hugo Motta, para que seja construída a Casa da Mulher Brasileira, em Patos, uma vez que já está sendo construída uma em João Pessoa. 

 

Brigida informou também que terá início o estudo de casos de violência contra a mulher, no Sertão, para a implantação da Patrulha Maria da Penha “porque a patrulha não é só implementada porque nós pedimos ou porque o gestor da pasta solicita junto ao governador, mas é feito um estudo de caso e nesse estudo de caso vê qual é a cidade que mais necessita naquele momento da patrulha. E esse estudo vai começar na cidade de Patos e região pra gente tentar trazer essa patrulha para o município de Patos o quanto antes”, finalizou.

 

*Coordecom*