
Com o objetivo de fortalecer e desenvolver políticas públicas voltadas às mulheres patoenses, a secretária de Políticas para a Mulher do município de Patos, Brigida Emmanuelli, esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de abril, participando do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres.
Conforme explicou Brigida, o Fórum teve como principal foco discutir diretrizes voltadas ao empoderamento feminino e ao combate do feminicídio. A expectativa é que a partir das ações implementadas, quando houver o próximo Fórum (daqui um ano), os índices de feminicídio na Paraíba tenham diminuído.
“Foi um momento importante de construção de políticas públicas, a nível nacional, onde tivemos um estreitamento de laços com a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e as gestoras que compõem a Paraíba. Na oportunidade, tivemos essa construção dessas políticas públicas voltadas para a Paraíba e a certeza de que estaremos sendo orientadas, que estaremos sendo acolhidas e respeitadas diante das atividades voltadas para as mulheres, principalmente vítimas de violência”, explicou.
Outro ponto destacado pela secretária foi o posicionamento da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em fortalecer as secretarias da Mulher. “Tivemos a certeza de que as secretarias das mulheres do Brasil não vão fechar, não vão diminuir, e sim vão ser transformadas em secretarias aquelas que têm coordenação, aquelas que são executivas, como a nossa. A proposta é que virem secretarias e que recebam recursos federais para trabalhar melhor essa problemática de feminicídio, de empreendedorismo com relação às mulheres”, destacou.
*Casa da Mulher Brasileira*
Após o anúncio de investimentos para o Estado da Paraíba durante a visita do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Estado, Brígida ressaltou que durante o Fórum aproveitou a oportunidade para dialogar com a Secretária de Estado, Lídia Moura, e inclusive já levou o pleito também ao deputado federal Hugo Motta, para que seja construída a Casa da Mulher Brasileira, em Patos, uma vez que já está sendo construída uma em João Pessoa.
Brigida informou também que terá início o estudo de casos de violência contra a mulher, no Sertão, para a implantação da Patrulha Maria da Penha “porque a patrulha não é só implementada porque nós pedimos ou porque o gestor da pasta solicita junto ao governador, mas é feito um estudo de caso e nesse estudo de caso vê qual é a cidade que mais necessita naquele momento da patrulha. E esse estudo vai começar na cidade de Patos e região pra gente tentar trazer essa patrulha para o município de Patos o quanto antes”, finalizou.
*Coordecom*
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 