
Uma operação de combate ao furto de energia, realizada entre os dias 31 de janeiro e 2 deste mês, constatou 157 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências nas cidades de Patos, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Teixeira, São José do Bomfim, Mãe D’ Água, Condado, Malta, Vista Serrana, Santa Terezinha, Catingueira, Santa Luzia, São Mamede, Várzea e São José do Sabugi. A ação foi coordenada pela Polícia Civil e o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) da Paraíba com a Energisa.
Nesse período, foram feitas 517 inspeções. O desvio total estimado foi de 138.556 KWh, o suficiente para atender 1.065 residências durante um mês. Durante a operação, a concessionária conseguiu recuperar 138.556 em energia, totalizando R$ 89.993,21.
De acordo com o Gerente Comercial e de Combate a Perdas, Danillo Lélis, todos os consumidores saem perdendo com as ligações clandestinas. “A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga declarada por eles. Com a ligação clandestina, os transformadores ficam sobrecarregados”, ressaltou.
Os furtos de energia também trazem sérias consequências para a segurança da comunidade, como riscos de quedas de energia e choque elétrico. Outra consequência relacionada às ligações clandestinas, é que o governo do estado também deixa de arrecadar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “A população perde com isso, uma vez que este valor poderia ser revertido em infraestrutura básica, saúde e educação, por exemplo”, acrescentou Danillo.
Ao encontrar furtos de energia, qualquer pessoa pode denunciar, de forma sigilosa. A Energisa recomenda ligar para o número 0800 083 0196 e informar o endereço. Ao fazer a denúncia, não é preciso se identificar e nem informar qualquer dado cadastral.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 