Um questionamento enviado por um leitor do Portal 40 Graus gerou um esclarecimento por parte da Superintendência de Trânsito e Transporte Públicos de Patos (STTrans). Populares reclamaram que motoristas continuam estacionando no meio da Rua Peregrino Filho, no chamado Largo Dom Gerardo que fica ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia.
A prática é corriqueira, mas se tornou incomoda após o órgão transformar uma das vias em corredor expresso para quem desce sentido Brasília/Centro. No trecho que compreende o Largo, são duas faixas para quem desce pela avenida e uma para quem segue sentindo Centro/ Brasília.
Os motoristas que trafegam pelo trecho reclamam, principalmente, da impossibilidade de fazem a conversão pelas ruas Roldão Meira e Tiburtino Leite. “Nunca tomam nenhum tipo de providência, nunca consigo passar com meu transporte”, disse um cidadão.
De acordo com o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, é proibido sim estacionar no meio da rua e quem assim estiver fazendo está cometendo infração grave de acordo com Código de Trânsito Brasileiro.
Artigo 181 do CTB
III - afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;
A prática é verificada principalmente nos dias de missa na Catedral aos sábados e domingos.
Elucinaldo explicou, porém, que com a mudança na avenida com duas faixas, uma com não é permitido o estacionamento naquele local.
Antes, porém, o órgão fechava os olhos para prática existindo até uma sinalização no local.
Elucinaldo disse que a STTrans está confeccionando mais sinalização para melhorar o trecho como forma de orientar melhor os motoristas, mas que qualquer infração será coibida mesmo assim.
Ele pediu que os motoristas usem a consciência e não estacionem no local.