
Os pequenos negócios da Paraíba já ultrapassaram a marca de 19 mil postos de trabalho criados no estado em 2022. É o que revela levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao período entre janeiro e outubro deste ano. De acordo com os números, as micro e pequenas empresas contabilizam, nesses 10 meses, saldo positivo de 19.114 vagas, enquanto que as médias e grandes empresas apresentam saldo de 2.672 postos de trabalho.
No mesmo período, ainda segundo os números, a administração pública acumula saldo positivo de 988 vagas. Também analisando os dados apresentados pelo Caged, o levantamento do Sebrae verificou, no universo dos pequenos negócios, o protagonismo de dois setores na criação de novas vagas na Paraíba: os serviços, que apresentaram saldo positivo de 8.525 postos de trabalho entre janeiro e outubro, e a construção, que no mesmo período acumulou saldo de 4.672 vagas.
Em seguida, também no período de janeiro a outubro, aparecem o setor do comércio, com saldo positivo de 3.331 vagas; a indústria de transformação, com saldo de 2.055 postos de trabalho; a agropecuária, que acumula 280 vagas; os serviços industriais de utilidade pública, com 240 postos de emprego; e a indústria extrativa mineral, que contabiliza saldo positivo de 47 vagas.
Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o desempenho das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda ao longo de 2022 está conectado ao processo de retomada econômica que se iniciou após o arrefecimento da pandemia. “O desempenho dos pequenos negócios reflete bem o comportamento positivo com relação ao consumo das famílias, após o que chamamos de ‘retomada’ do crescimento econômico. Com essa confiança dos empreendedores em alta, isso se reflete na oferta de novos postos de trabalho”, explicou.
Ainda segundo a gerente, o protagonismo dos setores de construção e serviços também possui relação com a retomada econômica. “O grande destaque está no setor de construção, que também compreende atividades de acabamento e instalações. Muitos dos projetos que ficaram parados ao longo da pandemia retomaram com toda a força. Além disso, uma tendência que se observa é a forte migração e readequação dos espaços de trabalho, o que garante ao setor novas oportunidades. Já os serviços, especialmente os cuidados com o bem-estar, são as atividades que estão criando novos postos especializados, reflexo também da dinâmica gerada pelo pós-pandemia”, acrescentou Ivani Costa.
Outubro – Considerando apenas os dados do Caged referentes ao mês de outubro, o levantamento do Sebrae/PB aponta que os pequenos negócios fecharam o mês com saldo positivo de 1.744 vagas de emprego. Já as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 542 vagas, enquanto que a administração pública contabilizou saldo positivo de apenas cinco postos de trabalho.
Já em relação aos setores, o de serviços contabilizou saldo positivo de 702 vagas, seguido pelo comércio, com 596 postos de emprego, construção, que somou 235 vagas, indústria de transformação, com 199, e serviços industrias de utilidade pública, cujo saldo positivo foi de 41 vagas. Por sua vez, acumularam saldo negativo no mês de outubro a indústria extrativa mineral (-22) e a agropecuária (-7).
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 