
Localidades da Paraíba têm registrado chuvas intensas desde o fim de semana. Nesta segunda-feira (7), em algumas cidades, como é o caso de Caraúbas, no Cariri, houve precipitação de 109,3 milímetros, o que corresponde a 1.419,5% do esperado para o período, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB). Em Barra de São Miguel, também no Cariri, a agência registrou 65,4 milímetros de chuva, número que representa 5030,8% do previsto para esta época do ano.
Outros municípios ou postos de observação que tiveram destaque nos registros da Aesa-PB nesta segunda-feira foram Riacho dos Cavalos /Jenipapeiro dos Carreiros, com 92,6 mm; Catolé do Rocha/Escola técnica, com 92,2 mm; e São José do Sabugi, com 90,2 mm.
Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumula sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado (m²).
Açudes
Com as chuvas, alguns açudes da Paraíba ganharam volume, como foi o caso do Epitácio Pessoa (Boqueirão), na mesorregião da Borborema. De acordo com dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), nesta segunda-feira o reservatório apresenta volume de 139.972.494 m³. Entre os dias 5 e 7 de novembro houve aumento de 16 cm na lâmina de água, correspondendo a um acréscimo de 2.911.542 m³. Nesse intervalo, a Aesa-PB registrou um aumento de 29,38% para 30% da capacidade total ocupada do manancial.
Outro reservatório importante no estado, o Açude de Coremas, no Sertão paraibano, também teve aumento da capacidade, segundo registrou a Aesa-PB. Entre a última sexta-feira (4) e esta segunda (7), o volume de água subiu de 48,97% para 49,25%, com um acréscimo de 2.108.242,8 m³.
Previsão do tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 129 municípios do interior da Paraíba sob alertas de chuvas intensas. Os avisos, com validade até as 10h desta terça-feira (8), receberam classificação laranja (perigo) em 28 localidades e amarelo (perigo potencial) em 111.
De acordo com a previsão, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia nos municípios sob alerta laranja. Nessas localidades, também são esperados ventos fortes, com intensidade entre 60 km/h e 100 km/h.
Já nos municípios sob alerta amarelo deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Nessas localidades, as chuvas devem ser acompanhadas por ventos com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 