Fundada em 1931, pelo professor Anésio Leão, a Filarmônica 26 de Julho recebeu este nome, através de uma homenagem póstuma ao ex-presidente João Pessoa. Ao completar hoje, 91 anos, o município de Patos tem grandes razões para se orgulhar de um dos seus maiores patrimônio histórico Cultural e Imaterial.
Há quase um século, a Filarmônica 26 de Julho entoa a trilha sonora de momentos marcantes de Patos, estando presente nos mais diversos eventos, sejam eles sociais, políticos, artísticos, culturais ou religiosos.
O Maestro e diretor da Filarmônica 26 de julho, Marklean Pereira, fala do momento festivo em relação aos 91 anos da banda.
"Tivemos o privilégio de receber uns artistas da cidade a exemplo de Isabela Fernandes, Miguelao do Forró, Zuza e Gil onde fizeram uma participação na Concha Acústica na noite desta segunda-feira. Essa é uma formação que a gente sempre idealiza e leva a comunidade, pois a Filarmônica embora esteja completando 91 anos, é preciso ter essa formatação de atualização, tanto de repertório como apresentar-se. Hoje pela manhã tradicionalmente como acontece todos os anos, no dia 26 de julho, realizarmos a alvorada na qual tocamos os tradicionais dobrados que a população Patoense já conhece, fizemos algumas visitas a músicos antigos e que já fizerem parte da Filarmônica", disse Marklean.
Neste ano de 2022, a Filarmônica, vivência suas noventa décadas de fundação, através de uma programação preparada pela Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.
Aproveitando a ocasião, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, José Francisco (Zeca) fala do momento festivo em relação ao aniversário da Filarmônica 26 de julho.
"A Filarmônica 26 de julho é um património imaterial do nosso município, hoje fizemos um café da manhã para homenagear a todos os músicos como também a sua composição, lembrando que ela está mais velha, porém a resiliência dessa banda, consegue tocar música popular, agradar e reencantar a todos que à escutam, portanto queremos parabenizar a todos os componentes por essa grande festa e lembrar que ela faz parte de nossa afetividade da nossa história que irá continuar encantando a nossa cidade", disse Zeca.
Na noite desta segunda-feira, 25 de julho, foi realizado um Concerto com a Filarmônica 26 de julho na Concha Acústica Nilson Batista onde artistas patoenses e o Coral Municipal foram convidados para participarem do momento festivo.
Já na manhã desta terça-feira, 26 de julho, os patoenses acordaram com a tradicional alvorada, ao som da Filarmônica 26 de Julho, que ao percorrer as principais ruas e avenidas da Capital do Sertão, anunciava seus noventa e um anos de amor a Patos.