
A tecnologia 5G, que promete uma conexão de internet para aparelhos móveis até cem vezes maior que a atual, começou a funcionar em Brasília nesta quarta-feira (6), após autorização definitiva da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativação da rede pelas empresas de telefonia. João Pessoa será uma das primeiras capitais estaduais onde a tecnologia será ativada, o que deve acontecer no mês de setembro.
Brasília serve de piloto para os processos de liberação nas demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias, segundo a agência.
A tecnologia 5G standalone permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que possibilita que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.
Tecnologia seria implantada em julho
A previsão inicial é de que todas as capitais brasileiras teriam redes 5G até 31 de julho deste ano, mas problemas no atraso da entrega de equipamentos, provocado pelo surto de coronavírus na China e limitações no transporte aéreo, levaram a Anatel a adiar o prazo para 29 de setembro.
João Pessoa, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre devem ser as próximas capitais onde a rede 5G começará a operar. Nas cidades que não são capitais, o cronograma de implantação deve ser gradual e a previsão é de que termine em 2029.
Parabólicas serão afetadas
No Brasil, a rede de internet de alta velocidade vai operar em quatro faixas de frequência: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. As antenas parabólicas de TV operam na faixa de 3,5 GHz, o que vai provocar a migração do sinal dessas antenas para outra frequência.
Por isso, os usuários de parabólicas terão que trocar seus equipamentos por novos, já adequados para a nova faixa de frequência, que são vendidos em lojas de varejo ou pelas próprias fabricantes.
Já para as famílias que possuem antenas parabólicas e estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, a Anatel fará a troca dos equipamentos de forma gratuita.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 