Quarta, 27 de Novembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Patos, PB

Gerais Ótima notícia

TJPB está entre os tribunais estaduais mais transparentes do Brasil, conforme ranking do CNJ

Número coloca o TJPB em 9º lugar entre as 27 Cortes estaduais da federação. Esta é quinta edição do Ranking que anualmente elenca critérios necessários a serem publicados nos portais dos tribunais

18/06/2022 às 17h18 Atualizada em 18/06/2022 às 22h36
Por: Redação Fonte: Clickpb
Compartilhe:
TJPB está entre os tribunais estaduais mais transparentes do Brasil, conforme ranking do CNJ

O Tribunal de Justiça da Paraíba tem 94,71% de transparência conforme o Ranking de Transparência 2022 dos tribunais brasileiros, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse número coloca o TJPB em 9º lugar entre as 27 Cortes estaduais da federação. 

 

Isso significa que o Poder Judiciário estadual avançou 20 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando sua colocação era o antepenúltimo lugar, aparecendo com 75,85% no quadro demonstrativo. Esta é quinta edição do Ranking, estabelecido pelo CNJ por meio da Resolução 260/2018, que anualmente elenca critérios necessários a serem publicados nos portais dos tribunais.

 

O objetivo do ranking é viabilizar o controle, acompanhamento e fiscalização do que se é publicado nos portais dos tribunais, tendo como base a Lei de Acesso à Informação. 

 

“O empenho e a dedicação de todos os setores envolvidos possibilitou o grande avanço na transparência, o que demonstra que o Tribunal de Justiça da Paraíba já figura como um dos mais avançados e organizados do Brasil”, afirmou o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.

 

Os critérios de avaliação do CNJ são: Gestão, Audiências e Sessões, Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Ouvidoria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão Orçamentária, Licitações, Contratos e Instrumentos de Cooperação, Gestão de Pessoas, Auditoria e Prestação de Contas, Sustentabilidade e Acessibilidade.

 

“A partir de um acompanhamento minucioso, por meio de plano de ação elaborado e monitorado pela Gerência de Projetos e Gestão Estratégica do TJPB, várias ações foram disparadas às unidades administrativas competentes, desencadeando esse avanço significativo nessa política tão importante”, comentou a gerente de Projetos do TJ/Paraíba, Caroline Leal.