
Astrofísica, cosmologia, exploração espacial, arqueoastronomia, fenômenos lunares, história da astronomia, origem da vida e do nosso universo. Esses e outros temas relacionados serão discutidos nesta semana na cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba, a pouco mais de 200 km de João Pessoa. Trata-se da vigésima edição do Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho, na cidade do Cariri Paraibano.
A terra que inspirou as histórias de Ariano Suassuna, pai da Cultura Armorial, deve receber os principais nomes da astronomia do Nordeste e cerca de 100 participantes de todos os estados da região, entre pesquisadores, astrônomos amadores e entusiastas da área. Além disso, também deve promover atividades públicas paralelas para a população local, como observações com telescópios, palestras e exposições.
O evento tem como proposta principal, valorizar o Nordeste como potencial pólo de difusão científica em função da sua geografia, clima e da baixa poluição luminosa, evidenciando a necessidade de políticas públicas para popularização da ciência junto à população, não só para incentivar o aproveitamento desse potencial, mas também como forma de contrapartida social e conscientização pública sobre a necessidade dos investimentos em ciência e tecnologia nesta região.
Histórico
O EANE foi idealizado ainda na década de 1970 pelos clubes de Astronomia da região com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste, astrônomos profissionais e amadores. Atualmente é considerado como um dos maiores encontros regionais de astronomia do país. O primeiro encontro ocorreu entre 29 e 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Outros encontros ocorreram a partir de então, mas sem uma frequência definida.
A partir de 2005, o encontro passou a ser realizado anualmente. Em 2018, durante o XVIII EANE em Bezerros, Pernambuco, a cidade de Taperoá foi escolhida como sede do XX Encontro de Astronomia do Nordeste, que deveria ser realizado em 2020. Entretanto, com as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento foi adiado e será realizado agora, em 2022.
Paraíba recebe o encontro pela terceira vez
O Encontro de Astronomia do Nordeste em Taperoá está sendo organizado pela Associação Paraibana de Astronomia, Grupo Mistérios do Espaço e NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB. Esta é a terceira vez que a Paraíba recebe o Encontro de Astronomia do Nordeste. A última vez foi o 14° EANE que ocorreu em João Pessoa em 2014, e antes desse, a cidade já havia sediado o encontro em 2008, quando era chamado de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia.
Veja PRF encerra Operação Dia do Trabalho com reforço na fiscalização e ações integradas no Sertão da Paraíba
Fique por dentro SerTão Turístico Expo Negócios inicia programação com divulgação de atrativos turísticos no interior da Paraíba
Eita Humorista Mução sofre acidente de carro durante viagem para Serra Grande
Veja ANAC envia equipe à Paraíba após queda de avião ultraleve que matou empresário em Serra Grande
Fique atento João Pessoa em dois trechos de praia impróprios para banho; confira que locais evitar
Fique atento Missas são temporariamente suspensas no Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Malta e Condado 