A cidade de Condado foi eleita a 28ª cidade do Brasil com os melhores indicadores de Atenção Primária de Saúde. O programa Previne Brasil, que substituiu o antigo PMAQ, é um termômetro de avaliação do Ministério da Saúde do país que mede os índices da Atenção Primária de Saúde.
Durantes as pesquisas, são analisados sete indicadores de saúde, entre os critérios estão o atendimento e cuidados com as mulheres gestantes ou férteis, pessoas com hipertensão ou diabetes, crianças com menos de dois anos, entre outros aspectos que devem ser observados no trabalho diária, a fim de atingir os indicadores.
A reportagem conversou com a secretária de saúde de Condado, Geciane Linhares, sobre os números alcançados pela saúde do município. Ela aproveitou para analisar o trabalho que vem sendo desempenhado em Condado e falou da importância dessa avaliação para o cumprimento das funções de saúde para a população.
“Essa avaliação é feita de quatro em quatro meses, e foi feita em 2021. O município de Condado recebeu essa ótima colocação na Paraíba e ficou em 28º lugar no Brasil. A nossa toda na avaliação foi nota 10, ou seja, nós atingimos os sete indicadores trabalhados e propostos pelo Ministério da Saúde. Essa avaliação é importante porque ela mede a qualidade da atenção primária no município. Uma vez que atingimos os sete indicadores, isso significa que Condado está oferecendo uma atenção primária de qualidade, resolutiva, segundo o que é preconizado”, destacou a secretária de saúde.
Os gráficos mostram que o município vem batendo a meta e atingindo marcas cada vez mais importantes nos últimos anos, conforme é possível ver na imagem abaixo: