
Nesta quarta-feira (19), se completa um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, que trabalhava no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.
Na época, a Paraíba registrava pouco mais de 177 mil casos e 3,9 mil mortes em decorrência do vírus. Atualmente, o estado contabiliza 469.004 casos e 9.620 mortes, segundo os números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (18).
Começo em meio à crise
O começo da vacinação coincidiu com um dos períodos mais críticos da pandemia no país. A Paraíba, inclusive, chegou a receber pacientes de Manaus (AM), onde o sistema de saúde estava em colapso. Eles foram encaminhados para hospitais de João Pessoa e Campina Grande.
Os primeiros grupos a serem vacinados foram os trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, idosos e pessoas com deficiência que vivem em institutos de longa permanência.
Vacinas reduziram mortes
Alguns meses depois, os efeitos da vacinação começaram a ser sentidos: houve diminuição nos números de casos, mortes e internações.
Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, afirmou que com a imunização, o número de mortes diminuiu 90%.
Atualmente, não se sabe com precisão o número de vacinados no estado porque, desde dezembro, o sistema do Ministério da Saúde que registra a quantidade de doses aplicadas está fora do ar. O problema ocorreu após um ataque virtual.
Na última atualização completa do sistema, feita em 9 de dezembro de 2021, a Paraíba tinha 5.924.712 doses aplicadas, sendo 3.092.431 e 2.490.146 de segunda dose, o que corresponde a 81,85% da população com idade a partir de 18 anos com pelo menos duas doses do imunizante.
Vacinação de crianças
Desde 15 de janeiro deste ano, a Paraíba deu início à vacinação em crianças de 5 a 11 anos. O Estado recebeu inicialmente 23.400 doses da Pfizer-Comirnaty Pediátrica. Nessa terça-feira (18), uma nova remessa com a mesma quantidade chegou ao estado e será distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta (19).
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 