O primeiro exame de Pet Scan realizado pelo SUS na Paraíba foi feito nesta quarta-feira (12), no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
Agora, serão realizados mensalmente 48 exames pagos pela Prefeitura. O encaminhamento é feito pelo próprio hospital a partir da necessidade do paciente.
A primeira paciente a realizar o exame foi a agricultora Patrícia Marcelino, de 30 anos, de Natuba.
Marco no tratamento do câncer na PB
Marcelo Pinheiro, presidente da Fundação Laureano, destacou que este é um marco importante para o tratamento do câncer na Paraíba.
“É a tecnologia mais moderna para diagnóstico e agora está disponível no SUS, atendendo as pessoas mais humildes”, afirmou.
O exame
O Pet-CT oncológico é um procedimento por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).
Assim, o exame identifica com precisão alterações nas células em estágios muito iniciais, sendo essencial para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.