
O primeiro exame de Pet Scan realizado pelo SUS na Paraíba foi feito nesta quarta-feira (12), no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
Agora, serão realizados mensalmente 48 exames pagos pela Prefeitura. O encaminhamento é feito pelo próprio hospital a partir da necessidade do paciente.
A primeira paciente a realizar o exame foi a agricultora Patrícia Marcelino, de 30 anos, de Natuba.
Marco no tratamento do câncer na PB
Marcelo Pinheiro, presidente da Fundação Laureano, destacou que este é um marco importante para o tratamento do câncer na Paraíba.
“É a tecnologia mais moderna para diagnóstico e agora está disponível no SUS, atendendo as pessoas mais humildes”, afirmou.
O exame
O Pet-CT oncológico é um procedimento por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).
Assim, o exame identifica com precisão alterações nas células em estágios muito iniciais, sendo essencial para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 