A Fundação Ernani Satyro (Funes) realizou no auditório da instituição nessa segunda-feira (6) um encontro com os gestores de cultura da Região Metropolitana de Patos (PB) composta por 24 municípios.
Também estiveram presentes: Pedro Santos, presidente da Fundação Cultural da Paraíba (Funesc); o representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), o secretário adjunto, Milton Dornellas; Adolpho Sousa Crispim, diretor-presidente da Funes.
A ideia foi discutir ações e iniciativas de segmentos culturais diversos para o planejamento de ações que podem ser realizadas na região, estreitando laços com as instituições, artistas e produtores culturais, democratizando o acesso a sociedade civil organizada.
A reportagem do VC NA MÍDIA escutou o Adolpho Sousa Crispim, diretor-presidente da Funes. Ele analisou o fórum de cultura e explicou que é necessário que as ações ocorram de maneira integrada. Destacou que outras reuniões acontecerão e que os órgãos de cultura do Governo do Estado estão à disposição para ajudar a todos, ouça:
“Esse fórum de cultura ele é muito importante porque visa integrar a cultura na nossa região. Os municípios sempre fazem a cultura isoladamente e esquecem que nós temos uma região muito próxima, a região é uma só. É necessário que tenha um projeto de cultura integrado e tenho certeza que o fórum vai trazer bons frutos e muita coisa boa vai acontecer no futuro. Esse é o primeiro de muitos que irão acontecer e a presença de todos os gestores da região é muito importante porque trouxe um peso para as decisões tomadas e para as propostas. Eles saem com a certeza porque escutaram da Funes, da Funesc e da Secult que estamos a disposição de ajudá-los e de formar esse entendimento para que chegamos a um denominador comum e que os artistas e a população sejam beneficiados”, destacou.