
Três deputados federais da Paraíba assinaram o pedido de urgência para a tramitação do Projeto de Lei da Anistia, que busca perdoar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília. As assinaturas foram decisivas para que o requerimento atingisse o número mínimo necessário — 257 — e pudesse ser protocolado para análise do plenário da Câmara dos Deputados.
Os parlamentares paraibanos que endossaram o pedido foram Mersinho Lucena (PP), Cabo Gilberto Silva (PL) e Wellington Roberto (PL). A adesão de Mersinho chamou atenção por ser filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que contou com o apoio do PT para se reeleger no segundo turno contra o então candidato bolsonarista Marcelo Queiroga (PL).
O pedido foi apresentado pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), e alcançou 258 assinaturas. A proposta conta com apoio majoritário da oposição e de parte da base governista, incluindo deputados do PP, União Brasil, MDB e PSD. O objetivo da medida é que o projeto tramite em regime de urgência, o que permitiria sua votação diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas.
A decisão de colocar ou não o requerimento em votação cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que esteve reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (10), em Brasília. Segundo informações de bastidores, o encontro serviu para discutir o posicionamento da bancada do Republicanos, que tem registrado apoio considerado abaixo do esperado à proposta.
Apesar da coleta de assinaturas, o requerimento de urgência ainda precisa ser aprovado por maioria absoluta — ou seja, ao menos 257 votos no plenário. A expectativa é que o tema seja incluído na pauta da próxima reunião de líderes, agendada para 24 de abril, após o recesso da Semana Santa e o retorno de Motta de viagem internacional.
Wscom
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 