
O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) foi eleito, na manhã desta quinta-feira (10), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. A reunião de instalação e eleição dos membros marcou o início dos trabalhos da comissão, considerada a mais importante do Parlamento brasileiro.
Neste ano, obedecendo à regra de alternância entre as Casas, a presidência da CMO cabe a um senador, enquanto os cargos de relatores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ficarão com deputados. Os nomes desses relatores serão definidos em breve.
Além de Efraim, os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Romero Rodrigues (Podemos) também foram indicados como membros titulares, reforçando o protagonismo da Paraíba nas discussões orçamentárias do país.
Ao assumir a presidência, Efraim destacou a importância da CMO no atual cenário nacional. “A Comissão Mista de Orçamento é a mais importante do Congresso Nacional. O Brasil passa por um momento em que a palavra de ordem é equilíbrio fiscal. É preciso priorizar o que é essencial e eliminar o desperdício. Saúde, educação e segurança pública são temas que estão no centro da vida das pessoas — e é com essa missão que estarei na CMO, honrando a confiança do povo paraibano.”
A CMO é responsável por analisar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), além de fiscalizar a execução do orçamento federal. O colegiado é composto por 30 deputados e 10 senadores titulares, com igual número de suplentes.
Poder em Debate
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 