
Ao responder sobre a possibilidade de ser preso, Bolsonaro também questionou as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que uma eventual prisão representaria o “fim” da vida dele e classificou a possibilidade como injusta. Ele admitiu ter discutido, com aliados, sobre “dispositivos constitucionais”, mas alegou que as conversas não passaram de “palavras”.
Ao responder sobre a possibilidade de ser preso, Bolsonaro também questionou as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“É o fim da minha vida, estou com 70 anos. Completamente injusta uma possível prisão. Cadê meu crime? Onde eu quebrei alguma coisa? Onde eu tentei dar um golpe? Cadê a prova de um possível golpe? A não ser discutir discutir dispositivos constitucionais que não saíram do âmbito de palavras”, ressaltou o ex-presidente em declaração feita ao jornal Folha de S.Paulo.
Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF tornou réu o ex-presidente e outros sete denunciados na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado durante e após a eleição de 2022. A decisão foi unânime entre os ministros da Turma.
Sobre o julgamento, Bolsonaro afirmou que não se surpreendeu com a decisão e que agora caberá ao Ministério Público apresentar provas das acusações contra ele.
“Não foi surpresa o acatamento da denúncia. Agora é o momento que o Ministério Público vai buscar provas do que foi feito”, declarou Bolsonaro durante a entrevista.
A denúncia da PGR aponta cinco crimes atribuídos ao ex-presidente, todos ligados a um suposto plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São eles:
O ex-presidente é acusado dos seguintes crimes:
Com a aceitação da denúncia pelo STF, será instaurada formalmente uma ação penal, dando início a uma série de trâmites e audiências. O processo inclui a oitiva de testemunhas de acusação e defesa.
Ainda na entrevista, Bolsonaro descartou a possibilidade de deixar o Brasil ou pedir asilo político nos Estados Unidos. Questionado sobre essa hipótese, respondeu: “zero”.
Clickpb com CNN Brasil
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 