
O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, se reuniu com a ministra da Cultura Margareth Menezes para discutir pautas de interesse do setor cultural da Paraíba e do Nordeste. O encontro foi realizado em Brasília, no próprio Ministério da Cultura (MinC), e na oportunidade a ministra confirmou a sua presença em João Pessoa para participar do 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que acontece em abril na capital paraibana.
De acordo com o gestor paraibano, o encontro nacional vai ser uma grande oportunidade para estreitar laços entre os gestores estaduais e o MinC, principalmente nesse período de reestruturação das políticas culturais em âmbito nacional. “Vivemos um momento de reativação do Ministério da Cultura depois de uma jornada tenebrosa. E essa superação só se dá a partir de parcerias”, frisou Pedro Santos.
João Pessoa vai sediar o encontro nacional entre os dias 23 e 25 de abril e vai reunir 1.500 gestores dos 26 estados e o Distrito Federal. E, agora, está confirmado também a presença da ministra Margareth Menezes, que vai à capital paraibana acompanhada de sua equipe técnica.
Ela reforçou o que disse Pedro e destacou a potência de um encontro do tipo. “Realmente, é uma grande força para o setor cultural ter este encontro, ter estes secretários de cultura todos reunidos”, pontuou.
Margareth Menezes falou também do grande investimento que a pasta está realizando no setor cultural brasileiro, com repassses para os estados, e enfatizou que essas relações serão fortalecidas ainda mais. “Nós vemos esses secretários como parceiros da construção do que estamos fazendo aqui para o setor cultural”, completou.
Outras pautas – Ao longo da conversa, Pedro Santos falou também sobre a participação paraibana no Ano Brasil-França 2025, que acontece este ano para comemorar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Pedro citou o intercâmbio que a Paraíba fez com a Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad) de Limoges e com a associação Ateliers Varan de Paris. Para a primeira, serão enviadas duas artistas visuais, e para a segunda serão enviados cinco fazedores do audiovisual paraibano para cursos na França.
Ele citou também o envio de dois artistas plásticos para participar da Bienal Internacional do Salon Révélation de Paris e da realização em Lile do Encontro Internacional do Forró de Raiz, em parceria com a Association Lille 3000 e com a Ville de Lille.
Sobre o Encontro Internacional do Forró de Raiz, inclusive, o secretário paraibano convidou o Ministério da Cultura para participar da ação, que faz parte da campanha para transformar o forró como patrimônio imaterial da humanidade.
A Paraíba é signatária do pedido junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que por sua vez vai solicitar estudo técnico e possível homologação do pedido para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Wscom
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 