
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), viajará para Paris, na França, nesta quinta-feira (18), onde assinará um convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O acordo visa viabilizar a liberação de 55,4 milhões de euros (R$ 329,4 milhões) para investimentos na capital paraibana.
Durante sua ausência e devido ao impedimento eleitoral do vice-prefeito, Léo Bezerra (PSB), e do presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley (PSD), o cargo será assumido pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Nominando Diniz.
O afastamento do prefeito foi comunicado à Câmara de João Pessoa nessa terça-feira (16). Cícero Lucena deve permanecer na Europa até a próxima semana, com retorno previsto para os dias 25 ou 26.
O convênio com a AFD foi negociado no ano passado, após a participação do prefeito na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Os recursos provenientes do convênio serão destinados a projetos de mobilidade na capital paraibana, incluindo a construção dos corredores Dois de Fevereiro e Epitácio Pessoa, junto aos Terminais de Integração. Essas iniciativas fazem parte do Projeto de Melhoria da Mobilidade e Acessibilidade da região central e também abrangem o Projeto de Recuperação e Urbanização de 7,5 km do Rio Jaguaribe, integrado ao Programa João Pessoa Sustentável.
A escolha de Antônio Nominando Diniz como sucessor do prefeito foi realizada após ajustes legislativos na Câmara Municipal de João Pessoa e na Assembleia Legislativa. Essas alterações preenchem uma lacuna em relação à posse na capital em caso de impedimento do vice-prefeito e do presidente da câmara, considerando que assumir o cargo os tornaria inelegíveis para o pleito deste ano.
Em uma recente entrevista, Antônio Nominando afirmou que assumirá a prefeitura sem receber pagamento adicional por isso. Além disso, destacou que o prefeito da capital não exerce a função de ordenador de despesas e que, caso seja designado como relator das contas da cidade, se declarará suspeito.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 