
Após análise e aprovação na Câmara de vereadores de Patos-PB, o PL Nº 028/2024 de autoria da vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos) que altera a Lei Municipal Nº 4.989/2018 de autoria da mesma parlamentar, que trata da reserva de vagas de estacionamento para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo de até 02 anos no âmbito do município, foi sancionado pelo prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho (Republicanos) com as devidas alterações e publicada no Diário Oficial do Município, agora sob o Nº 6.134/2024. “A Lei 4.989 nunca foi implementada por conta de algumas limitações que existiam nela, então resolvemos fazer as modificações necessárias para ela pudesse, enfim, ser coloca em prática e esse direito fosse garantido em nosso município”, explicou a vereadora, acrescentando que as vagas não são permanentes, mas rotativas. “Ou seja: vai contemplar várias mulheres grávidas e com crianças de colo que precisarem estacionar, principalmente no Centro da cidade”, asseverou.
A proposta inclui a sinalização dessas vagas com placas indicativas e demarcação horizontal contendo o símbolo universalmente reconhecido.
Discussão
Durante a votação, que aconteceu no início do mês de abril, os vereadores destacaram a importância da matéria e aprovam de forma unânime, demonstrando o reconhecimento da importância e relevância da medida para os cidadãos. A iniciativa visa proporcionar maior comodidade e acessibilidade para gestantes e mães com crianças de colo durante suas atividades de compras nos estabelecimentos comerciais da cidade. A reserva de vagas de estacionamento sinalizadas permite que essas pessoas possam estacionar mais próximo dos locais de destino, evitando deslocamentos excessivos e proporcionando maior conforto em momentos que demandam cuidados especiais.
O vereador Ítalo Gomes (Republicanos), presidente da CCJ – Comissão de Constituição e justiça, arguiu em defesa da matéria em esclarecimentos sobre sua constitucionalidade. “Aos que por ventura tenham alguma dúvida, importante ressalta que mesmo que essa Lei Modificativa não estive tramitando nesta casa e o projeto 4.989/2018 não estive em vigor, vale lembrar que a gestante, por ter mobilidade reduzia, ela já tem direito ao acesso prioritário o que fundamenta parecer favorável da CCJ”, explicou edil que é advogado, acrescentado que a aprovação do projeto é um importante passo para a garantia dos direitos e bem-estar das gestantes e mães com crianças pequenas, contribuindo para tornar a cidade mais inclusiva e solidária.
Com a implementação das reservas de vagas de estacionamento para gestantes e mães com crianças de colo, Patos se alinha a outras cidades que já adotaram medidas semelhantes, seguindo uma tendência de inclusão e cuidado com os cidadãos mais vulneráveis. A expectativa agora é a de que, com a efetivação dessa medida por parte do poder executivo, a experiência de compras e deslocamento desses grupos seja mais tranquila e segura, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todas as famílias do município que se encontram nessas condições específicas.
ASCOM - CMP
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 