
O PTB da Paraíba realizou hoje (4) o lançamento da campanha de refundação da legenda na Paraíba. O ex-deputado Chico Lopes, presidente da Comissão Provisória do PTB no Estado, revelou ao WSCOM que, após a etapa judicial ser vencida, o momento é de colher assinaturas para entregar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando a volta à ativa para 2026.
“Nós já passamos algumas etapas na reconsturção do PTB. Essa etapa é para abrir o processo de acolhimento das assinaturas na Paraíba para concluir esse processo e entregar ao TSE e a partir daí trabalhar a organização das comissões provisórias para as eleições de 2026”, disse.
Ele declarou ainda que a ‘fase de extrema-direita’ da leganda está oficialmente encerrada. O partido, comandado por muito tempo por Roberto Jefferson, virou braço do bolsonarismo, deixando de lado seu histório em defesa do trabalhismo liderado por Leonel Brizola.
Chico cravou que o partido será aliado do presidente Lula e do governador João Azevêdo.
“Essa fase da extrema-direita com Roberto Jefferson já passou. Estamos em um momento de reconstrução, com lideranças, prefeitos, candidatos a vereador, o Movimento Popular, Sindical, Cultural, para discutirmos a importância do PTB. Para ficar na base do governador João Azevêdo e do presidente Lula”, acrescentou.
O vice-prefeito da capital, Léo Bezerra, esteve no evento e revelou satisfação em ter mais um partido no campo progressita: “Satisfação estar ao lado de amigos refundando o PTB…fomentando a qualidade de vida da população e é pra isso que o PTB volta.”
Tibério Limeira, presidente do PSB em João Pessoa e secretário estadual de Administração, ressaltou a aliança progressista em constante construção.
“É fundamental que a gente possa oxigenar a esquerda e o campo progressista brasileiro”, pontuou.
Briga judicial
O relançamento do partido ocorre após briga judicial entre o ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, ex-secretário de Justiça no governo Leonel Brizola no Rio, e Eryk Heeyzer de Vaz Braga, apoiador do ex-deputado Roberto Jefferson.
Em dezembro do ano passado, Vivaldo iniciou processo de refundação do PTB após o partido ser extinto devido à fusão com o Patriota. Foram instituídos diretórios nos Estados e formalizado registro no TSE.
Em janeiro, aliados de Roberto Jefferson ingressaram com uma ação no TSE alegando que o PTB não poderia ser refundado, alegando o não julgamento da prestação de contas da legenda.
Uma liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes inicialmente foi derrubada pelo TSE, garantindo a continuidade do processo de refundação do PTB.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 