
No próximo dia 23 e 24 de maio, João Pessoa receberá a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Faro Ramos. A visita, a convite do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, tem como objetivo fortalecer os laços institucionais entre Portugal e a Paraíba.
Durante sua estadia, o embaixador terá uma agenda intensa. Na sexta-feira, dia 24, às 10h, em sessão extraordinária, o Tribunal de Contas da Paraíba, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, irá conceder a Medalha Cunha Pedrosa a Luís Filipe e Faro Ramos, em reconhecimento à sua contribuição para as relações entre os dois países.
Além da homenagem, o embaixador fará uma conferência intitulada "As Diplomacias do Brasil e de Portugal como diplomacias de paz", que será realizada no Plenário Ministro João Agripino Filho, na sede do TCE-PB.
A resolução referente à concessão da medalha já foi aprovada por unanimidade pela Corte Paraibana, demonstrando a importância e o apreço pelo trabalho desenvolvido pelo embaixador.
Vale ressaltar que o Tribunal de Contas da Paraíba mantém uma excelente relação com o Tribunal de Contas de Portugal, fomentando a colaboração e o intercâmbio de experiências entre as instituições. O conselheiro Fábio Nogueira (vice-presidente do TCE-PB) é cidadão português.
O procurador Marcílio Franca disse que a conferência do embaixador é de grande relevância não apenas para os membros e servidores do Tribunal de Contas, mas também para a comunidade acadêmica. Estudantes dos cursos de direito, relações internacionais, letras estrangeiras aplicadas às negociações internacionais e gestão pública da UFPB e da UEPB terão a oportunidade de participar do evento e enriquecer seus conhecimentos sobre as relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
“A visita do Embaixador Luís Faro Ramos promete fortalecer os laços entre os dois países e contribuir para um maior entendimento mútuo, reforçando a importância da diplomacia como instrumento de paz e cooperação internacional”, destacou o procurador.
Perfil do embaixador - Luís Filipe Melo e Faro Ramos.
Nascido em Lisboa em 1962, Luís Faro Ramos licenciou-se em Direito e entrou na carreira diplomática em 1986, tendo ocupado o seu primeiro cargo no estrangeiro em 1993, quando foi colocado em Atenas como substituto legal do chefe de missão.
O Embaixador Luís Faro Ramos foi o primeiro diplomata a dirigir o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, por despacho do Ministro dos Negócios Estrangeiros, de 24 de outubro de 2017.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 