
O prefeito Cícero Lucena (PP) vetou emendas propostas ao novo Plano Diretor que alterariam as regras para a construção de edificações na orla de João Pessoa. A decisão foi publicada na noite de segunda-feira (6) na edição suplementar do Diário Oficial da Prefeitura, por meio da Lei Complementar nº 166, de 29 de abril de 2024, que trata do zoneamento e da ocupação do solo na capital paraibana.
As emendas rejeitadas, especificamente o parágrafo 4º do artigo 62 e o inciso VI do artigo 64, propunham excluir das medições das edificações as platibandas de até 1,50 metros. Platibandas são estruturas que formam uma moldura horizontal no topo dos prédios. Com o veto, a legislação mantém as restrições atuais, que limitam a altura das construções próximas à orla, considerada área de patrimônio ambiental, cultural e histórico.
A Lei Orgânica do Município, de 1990, já estabelecia que a proteção da orla começa a partir de 500 metros contados da preamar de sizígia — marés mais altas durante as luas nova e cheia. A nova legislação mantém essa base de medição, ajustando-se à localização das ruas já construídas. Para lotes que abranjam mais de uma faixa de proteção, a altura máxima será determinada pelo meio fio mais próximo da orla.
Essas regras têm sido alvo de questionamentos judiciais, incluindo ações do Ministério Público da Paraíba, que pede a demolição de partes de edifícios que ultrapassam os limites legais. Assim, havia a possibilidade de que a aprovação dessas emendas regularizassem alguns desses prédios construídos de forma irregular.

Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 