Como são formados os Poderes Constituídos? Quais as atribuições dos Poderes Executivo e Legislativo? Essas e outras perguntas relacionadas à organização administrativa do Estado brasileiro, estabelecida pela Constituição Federal de 1988, são temas de estudo do projeto: Política, Poder e Sociedade, desenvolvido na eletiva que compõe os itinerários formativos do Centro Educacional Ágape, localizada na Rua Antônio Félix, 1477 - Vitoria, Patos – PB. E, para conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental 2, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, visitaram a Sede da Câmara Municipal na última quinta-feira, dia 19, onde foram recebidos pela presidente da casa, vereadora Tide Eduardo (UB).
De acordo com a professora Jandilma Alves, que acompanhou os alunos durante a visita, “o projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano e elaborado com base na eletiva do Ensino Médio e as disciplinas desenvolvidas são: história, literatura e cultura maker da escola”, informou, acrescentando que o objetivo é “mostrar aos alunos a importância do Poder Político na sociedade, em especial, os poderes Executivo e Legislativo, e, também, a importância do jovem no processo da democracia, cidadania e participação política”. Além dela, o projeto é tocado com o apoio do professor da sala maker, Juciano Bento, que ajudou na elaboração; a coordenadora do Ensino Fundamental II, Rosinaide Medeiros; o coordenador do Ensino Médio, Douglas Cascudo e os diretores da escola Fábio Santos e Luiza Karla.
As visitas aconteceram em dois momentos. Primeiro os alunos foram recebidos pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, onde foram acolhidos pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) em seu gabinete e, depois, na câmara municipal, onde foram recebidos pela presidente do Poder Legislativo. “Tanto o prefeito Nabor, quanto a presidente Tide Eduardo, foram bastante atenciosos em receber os alunos e responder as dúvidas por eles apresentadas. Os alunos também aproveitaram o momento para apresentar aos mandatários, propostas de melhorias para a cidade, previamente elaboradas, discutidas e aprovadas democraticamente na escola”, revelou a professora. “Foram visitas de suma importância para o nosso projeto, principalmente pela explanação feita pela presidente Tide, explicando o funcionamento dos poderes e a harmonia necessária para o bom andamento das ações em prol da sociedade”, finalizou a professora de história, Jandilma Alves, uma das coordenadoras do projeto desenvolvido na eletiva do Centro Educacional Ágape.
Novo Ensino Médio
Disciplinas eletivas, no Novo Ensino Médio, são elementos que compõem os itinerários formativos. Isso quer dizer que além de optar por um itinerário, o aluno também poderá ter algumas opções de escolha dentro dele, personalizando ainda mais a sua jornada. Ou seja, é a flexibilidade dentro da própria flexibilidade.