Sexta, 22 de Novembro de 2024
37°

Tempo nublado

Patos, PB

Política Veja

Colégio Cristo Rei é homenageado pelos 85 anos de fundação em Audiência Pública

O Colégio Cristo Rei, a mais antiga escola em pleno funcionamento na cidade de Patos-PB, foi homenageado na noite desta sexta-feira (10) durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Patos, pelos 85 anos de sua fundação.

11/11/2023 às 20h52
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Colégio Cristo Rei é homenageado pelos 85 anos de fundação em Audiência Pública

O Colégio Cristo Rei, a mais antiga escola em pleno funcionamento na cidade de Patos-PB, foi homenageado na noite desta sexta-feira (10) durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Patos, pelos 85 anos de sua fundação. A iniciativa partiu do vereador Jamerson Ferreira (Podemos), através do requerimento Nº 1.216/2023 aprovado por unanimidade. Jamerson também é autor do Projeto de Lei Nº 206/2023 que concede a comenda Dom Expedito Eduardo de Oliveira à escola, pelos relevantes serviços prestados à sociedade na área da educação ao longo desse tempo.


Participaram da Sessão Solene, presidida pela presidente da casa Tide Eduardo (União), os vereadores Ferré Maxixe (União) e Fátima Bocão (Republicanos), além do autor da propositura, Jamerson Ferreira; a diretora da escola, Irmã Aparecida Graciele, que estava em companhia das irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino (que ao longo desses anos contribuem na administração do educandário); professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, pais de alunos, servidores, colaboradores e representantes de outras instituições de educação.


Na tribuna, Jamerson Ferreira, que é pai de um aluno com Transtorno do Espectro Autista- TEA, matriculado naquele educandário, comoveu os presentes ao se emocionar durante pronunciamento. “Vou falar como pai e não como vereador”, destacou o edil, relatando, em seguida, a trajetória, que considera trágica, da transferência de seu filho de uma outra escola particular para o Colégio Cristo Rei. “Por questões éticas, não citarei o nome dessa escola onde meu filho foi incompreendido. Prefiro elogiar a escola que se preparou para recebê-lo e educar, ele e muitos outros, compreendendo suas particularidades. Mais que se enquadrar às leis que garantem inclusão plena, esta escola recebeu meu filho com muito amor”, testemunhou de voz embargada o edil, emocionando os presentes.

Em seguida, o vereador Ferré Maxixe foi à tribuna, oportunidade em que também fez um testemunho. “Graças ao trabalho excepcional dessa escola, meus filhos, que felizmente estudaram como bolsistas, hoje estão formados e trabalhando nas áreas de suas formações: direito e psicologia”, revelou Maxixe. Na sequência, a vereadora Fátima Bocão também enalteceu o trabalho da escola ao longo desse tempo e revelou seu desapontamento por não ter estudado no educandário. “Era meu sonho, mas como meus pais não tinham condições de me matricular não consegui realizar esse sonho. No entanto, prometi a mim mesma que meus filhos estudariam. E hoje, aqui presente, uma de minhas netas, Tayana de Figueiredo, que estudam lá”, relatou envaidecida a parlamentar.


Em seguida a presidente Tide Eduardo facultou a palavra para as irmãs Eliud Nogueira dos Passos, ex-diretora, na década de 90; Bruno Alves, ex-aluno; Kaliane Alves, mãe de aluno; Valnice Paulino, diretora das escolas Branca de Neve e Milenium; Cristiane Bargas Bernoulli, representante do Sistema de Educação que fez a entrega de uma Placa Comemorativa a diretora da escola, Irmã Aparecida Graciele. “Essa placa, que será entregue a toda comunidade escolar, através da Irmã Aparecida, simboliza nosso carinho, o nosso respeito e a nossa alegria de uma pareceria duradoura”, destacou Bernoulli.

Por fim, a diretora se pronunciou e agradeceu pelas homenagens. “Inicialmente a presidente dessa casa, Tide Eduardo, que se empenhou na preparação esse evento com dedicação e carinho; ao vereador Jamerson, autor da propositura e que hoje nos emocionou com sua declaração de pai, deixando falar o seu coração, e aos demais vereadores e servidores. Eu considero a história dessa escola, uma grande e contínua semeadura de cada irmã filha do Amor Divino que lançou as primeiras sementes desde a década de 30”, preambulou a diretora, citando nomes de personagens importantes que contribuíram diretamente com o crescimento da escola. “E, desde o profissional da limpeza até o da coordenação e colaboradores, que Deus possa abençoar imensamente, proteger e guiar. Que nada e ninguém nos faça desistir do nosso propósito e da nossa missão de educar com fé, amor e conhecimento”, pontuou a religiosa.

Ao final dos trabalhos a presidente da casa comentou sobre o evento. “Foi mais uma oportunidade que está casa teve de reconhecer e homenagear de público, essas importantes instituições que realmente fazem toda a diferença no progresso de Patos”, avalia Tide Eduardo.


Conheça os detalhes da história de fundação do Colégio Cristo Rei, pelo site da instituição, no link: https://www.ccrei.com.br/index.php