
O Colégio Cristo Rei, a mais antiga escola em pleno funcionamento na cidade de Patos-PB, foi homenageado na noite desta sexta-feira (10) durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Patos, pelos 85 anos de sua fundação. A iniciativa partiu do vereador Jamerson Ferreira (Podemos), através do requerimento Nº 1.216/2023 aprovado por unanimidade. Jamerson também é autor do Projeto de Lei Nº 206/2023 que concede a comenda Dom Expedito Eduardo de Oliveira à escola, pelos relevantes serviços prestados à sociedade na área da educação ao longo desse tempo.
Participaram da Sessão Solene, presidida pela presidente da casa Tide Eduardo (União), os vereadores Ferré Maxixe (União) e Fátima Bocão (Republicanos), além do autor da propositura, Jamerson Ferreira; a diretora da escola, Irmã Aparecida Graciele, que estava em companhia das irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino (que ao longo desses anos contribuem na administração do educandário); professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, pais de alunos, servidores, colaboradores e representantes de outras instituições de educação.
Na tribuna, Jamerson Ferreira, que é pai de um aluno com Transtorno do Espectro Autista- TEA, matriculado naquele educandário, comoveu os presentes ao se emocionar durante pronunciamento. “Vou falar como pai e não como vereador”, destacou o edil, relatando, em seguida, a trajetória, que considera trágica, da transferência de seu filho de uma outra escola particular para o Colégio Cristo Rei. “Por questões éticas, não citarei o nome dessa escola onde meu filho foi incompreendido. Prefiro elogiar a escola que se preparou para recebê-lo e educar, ele e muitos outros, compreendendo suas particularidades. Mais que se enquadrar às leis que garantem inclusão plena, esta escola recebeu meu filho com muito amor”, testemunhou de voz embargada o edil, emocionando os presentes.
Em seguida, o vereador Ferré Maxixe foi à tribuna, oportunidade em que também fez um testemunho. “Graças ao trabalho excepcional dessa escola, meus filhos, que felizmente estudaram como bolsistas, hoje estão formados e trabalhando nas áreas de suas formações: direito e psicologia”, revelou Maxixe. Na sequência, a vereadora Fátima Bocão também enalteceu o trabalho da escola ao longo desse tempo e revelou seu desapontamento por não ter estudado no educandário. “Era meu sonho, mas como meus pais não tinham condições de me matricular não consegui realizar esse sonho. No entanto, prometi a mim mesma que meus filhos estudariam. E hoje, aqui presente, uma de minhas netas, Tayana de Figueiredo, que estudam lá”, relatou envaidecida a parlamentar.
Em seguida a presidente Tide Eduardo facultou a palavra para as irmãs Eliud Nogueira dos Passos, ex-diretora, na década de 90; Bruno Alves, ex-aluno; Kaliane Alves, mãe de aluno; Valnice Paulino, diretora das escolas Branca de Neve e Milenium; Cristiane Bargas Bernoulli, representante do Sistema de Educação que fez a entrega de uma Placa Comemorativa a diretora da escola, Irmã Aparecida Graciele. “Essa placa, que será entregue a toda comunidade escolar, através da Irmã Aparecida, simboliza nosso carinho, o nosso respeito e a nossa alegria de uma pareceria duradoura”, destacou Bernoulli.
Por fim, a diretora se pronunciou e agradeceu pelas homenagens. “Inicialmente a presidente dessa casa, Tide Eduardo, que se empenhou na preparação esse evento com dedicação e carinho; ao vereador Jamerson, autor da propositura e que hoje nos emocionou com sua declaração de pai, deixando falar o seu coração, e aos demais vereadores e servidores. Eu considero a história dessa escola, uma grande e contínua semeadura de cada irmã filha do Amor Divino que lançou as primeiras sementes desde a década de 30”, preambulou a diretora, citando nomes de personagens importantes que contribuíram diretamente com o crescimento da escola. “E, desde o profissional da limpeza até o da coordenação e colaboradores, que Deus possa abençoar imensamente, proteger e guiar. Que nada e ninguém nos faça desistir do nosso propósito e da nossa missão de educar com fé, amor e conhecimento”, pontuou a religiosa.
Ao final dos trabalhos a presidente da casa comentou sobre o evento. “Foi mais uma oportunidade que está casa teve de reconhecer e homenagear de público, essas importantes instituições que realmente fazem toda a diferença no progresso de Patos”, avalia Tide Eduardo.
Conheça os detalhes da história de fundação do Colégio Cristo Rei, pelo site da instituição, no link: https://www.ccrei.com.br/index.php
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 