
O eleitor que não conseguir votar nas eleições municipais deste ano pode justificar a sua ausência pelo e-Título, aplicativo do governo que serve como uma via digital do título de eleitor.
A justificativa para quem não votar é obrigatória. Confira abaixo dúvidas e respostas que a CNN separou sobre o assunto:
Posso justificar minha ausência nas eleições por aplicativo?
Sim. O eleitor que não votar nas eleições pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título, disponível na App Store e na Play Store.
Mas atenção: o e-Título está disponível para uso só para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.
Como justificar minha ausência pelo aplicativo e-Título?
Após baixar o e-Título no celular, é preciso fazer o login e preencher os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento e nome dos pais.
Depois disso, o eleitor deve responder algumas perguntas do sistema para verificar a identidade, como o endereço de moradia, por exemplo. Se a identidade for validada pelo sistema, o eleitor deve voltar à página inicial do aplicativo e clicar em “mais opções”, e logo depois em “justificativa de ausência”.
O próximo passo é escolher qual eleição vai ser justificada, explicar o motivo da ausência e adicionar um endereço de e-mail. Depois, é necessário ainda anexar um documento que comprove por que o eleitor não votou, como atestados médicos e passagens.
Se eu não votar e não justificar, o que acontece?
Caso o eleitor não justifique sua ausência no dia da votação, ele fica em débito com a Justiça Eleitoral e não consegue obter a certidão de quitação eleitoral, por exemplo.
Se ele não votar por três eleições consecutivas e não justificar a ausência, o título é cancelado – o que pode ser revertido se ele regularizar o título.
E-Título: entenda como funciona o título de eleitor digital
O e-Título é um aplicativo do governo federal. Ele permite que o cidadão tenha acesso a uma espécie de via digital do seu título de eleitor.
Ele também informa sobre o local de votação, além de disponibilizar documentos como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais – contudo, não é possível ter acesso às declarações no dia das eleições. Ele também é utilizado para justificar ausência em votações.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 