
O papa Francisco nomeou neste sábado, 18, o novo bispo de Diocese Santa Luzia de Mossoró. É o religioso Dom Alencar, atual bispo da Diocese de Cajazeiras, cidade do sertão da Paraíba.
Para nomear o sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o papa acolheu o pedido de renúncia de dom Mariano Manzana, em razão da aposentadoria.
Dom Mariano apresentou a carta renúncia ao completar 75 anos de vida e 18 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia, no dia 13 de outubro de 2022. O religioso leu a carta após a Oração das Laudes, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Centro de Mossoró.
A presidência da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao emérito.
Dom Francisco de Sales Alencar é pernambucano da cidade de Araripina, nascido em 17 de abril de 1968. Ele construiu a sua vida religiosa a partir da Ordem dos Freis Carmelitas, no dia 24 de janeiro de 1988, e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.
O religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda/PE, e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.
Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.
Em junho de 2016, dom Francisco de Sales foi nomeado pelo papa Francisco como bispo de Cajazeiras. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 