
Novas eleições na Paraíba. Mais de 19 mil eleitores dos municípios de Boqueirão e de Mãe D’Água devem ir às urnas no próximo domingo (12) para eleger novos vereadores vereador. As Eleições Suplementares acontecem após a cassação dos mandatos dos anteriores titulares dos cargos. São 15.251 eleitores em Boqueirão e 3.782 em Mãe D’Água.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, estarão aptos a votar os eleitores de Boqueirão e Mãe D’Água inscritos nas 62ª e 30ª Zonas Eleitorais, que estiverem em situação regular no Cadastro Nacional de Eleitores até 14 de junho de 2023, conforme Art. 16 da Resolução TRE-PB nº 22/2023.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato de oito vereadores eleitos pelo PSD e Progressistas, além dos suplentes, no município de Boqueirão. Além da cassação, a Corte determinou a realização de novas eleições. A Câmara tem onze vereadores. Os outros eleitos, que permaneceram no cargo, são do PTB.
O PSD e o Progressistas foram denunciados por uso de candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota nas Eleições 2020. O PSD conseguiu eleger cinco vereadores e o Progressistas três. Perdem os cargos os seguintes vereadores: Fábio Rodrigues (PSD); Josinaldo Porto (PSD); Lito Durval (PSD); Luciano Lga (Progressistas); Mikael Leal (Progressistas); Paulo César (PSD); Tácio (Progressistas); e Teta (PSD).
Também em julho, o TRE-PB determinou a realização de novas eleições para o cargo de vereador em Mãe D’Água, no Sertão do estado. A fraude, que acontece com o uso fictício de candidaturas femininas para burlar a cota de gênero, foi cometida pelo Republicanos, segundo o processo, mas a Corte entendeu que a ação afetou todos os partidos e o pleito para vereador por completo.
Com a decisão, perderam os mandatos os seguintes vereadores: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
Na Paraíba, várias vereadores já tiveram os mandatos cassados por fraude na cota de gênero, o que obrigou a Justiça a realizar eleições suplementares para renovar as Câmaras Municipais.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 