A Embaixada de Israel no Brasil afirmou neste sábado (4) que o grupo terrorista Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza, região que está sob ataque após os terroristas lançarem o ataque mais mortal contra o povo israelense dos últimos 50 anos, em 7 de outubro. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
“O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas”, afirmou a Embaixada israelense, por meio de nota recebida pelo R7. A mensagem não informou quais ações do Hamas estariam impedindo a saída dos estrangeiros do território palestino.
Segundo o governo dos Estados Unidos, o Hamas tentou enviar seus combatentes para o Egito em ambulâncias no início desta semana. Essa pode ser uma das explicações para o atraso na saída dos estrangeiros da região.
O governo israelense acrescentou que está “fazendo absolutamente tudo o que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível”.
Leia a seguir a nota, na íntegra:
Em atenção aos posicionamentos sobre os alegados atrasos na liberação de cidadãos brasileiros na Faixa de Gaza a partir dos ataques desumanos ocorridos desde o dia 7 de Outubro, informamos:
O Hamas é uma organização terrorista que sequestra, massacra, estupra e tortura centenas de pessoas de muitas nacionalidades. Essa organização assassina provou repetidamente que seus relatórios não são confiáveis.
O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas.
O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível.
Qualquer outra afirmação está errada e é fruto de fake news ou desinformação sobre essa complexa e desumana situação criada exclusivamente pelo Hamas.