
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), estará em João Pessoa, na próxima semana, com a caravana da governança, para o lançamento do PRONAGOV (Programa Nacional de Governança Pública) nos municípios do estado da Paraíba. Esta iniciativa é realizada em colaboração com o Instituto de Governança e Cooperação Pública (IGCP), entre outros parceiros, incluindo a Rede Governança Brasil (RGB). A capital paraibana já recebeu reconhecimento internacional por suas ações nesse campo.
Um ano e meio atrás, em março de 2022, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançou o Plano de Integridade, Compliance e Governança (Farol), com a presença do ministro Augusto Nardes na solenidade. Na oportunidade, Nardes assinou uma carta de compromisso com as diretrizes do projeto, destacando que a cidade passaria a ser a primeira capital do Nordeste a implantar o programa, em parceria com a RGB, buscando compromisso e responsabilidade.
“É um prêmio para os paraibanos e toda a população da sua Capital, que já recebeu premiação internacional nesse sentido A materialização desse reconhecimento eleva a questão da credibilidade do Brasil para o continente latino-americano e João Pessoa está de parabéns”, destacou Nardes.
Ele também externou a felicidade, por ter sido o responsável pela implantação das regras da governança e pelo fato de Cícero e a sua equipe terem abraçado essa tese e agora, numa escolha internacional, João Pessoa passa a ser destaque mundial e a ser modelo para outras cidades.
As declarações foram dadas ao jornalista Cândido Nóbrega durante sua participação no Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad), na cidade de Foz do Iguaçu (PR), promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, que tem à frente o presidente João Teodoro, que teve início ontem, com palestra inaugural do ministro. O evento é acompanhado ativamente por representantes do Creci-PB, à frente o presidente Ubirajara Marques.
O início de tudo
Com o objetivo de implantar um modelo de governança que promovesse um ambiente de referência em ética, integridade e transparência, a Secretaria de Integridade realizou diversas ações em 2022, com destaque para as políticas de governança, integridade e prevenção de riscos.
Em junho do ano passado, uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostrou que a Prefeitura era referência nacional na criação de Secretaria especializada em Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção. De acordo com a pesquisa, orientada pelo Professor Fernando Torres, do Curso de Gestão Pública da UFPB, na qual os discentes da disciplina Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Públicos investigaram que, dentre as 27 capitais do País, apenas João Pessoa possuía uma secretaria especializada para criação e implementação de um programa de integridade.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 