
O prefeito de Itaporanga (PB), Divaldo Dantas, sancionou o projeto de lei nº 1.087 de outubro de 2023, que dispõe sobre a regulamentação de apreensão de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas da zona urbana do município. O dispositivo foi publicado em diário eletrônico nesta terça-feira (17).
Conforme o texto, o bicho que estiver em local de livre acesso à população será apreendido, exceto quando em lugar destinado para esse fim ou por ocasião das festividades ou atividades esportivas e de preservação das tradições do município.
Após apreendidos, eles serão recolhidos ao depósito da municipalidade. Os animais capturados deverão ser retirados dentro do prazo máximo de sete dias, mediante pagamento de multa.
A lei define que quando não houver reclamação de proprietários junto ao órgão especializado, os bichos poderão ter a seguinte destinação:
I - doação, mediante procedimento administrativo competente; II – leilão em hasta pública, precedida de necessária publicação; III – abatimento com distribuição da carne às creches públicas municipais, após inspeção do órgão competente do município.
A medida é uma reação aos constantes acidentes provocados nas rodovias e no perímetro urbano do município.
Quais animais estão incluídos na lei?
A lei define que os animais são de médio (cabras, ovelhas, porcos) e grande porte (bois, vacas, cavalos, burros etc).
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 