
O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) foi escolhido como relator da Proposta de Emenda à Constituição para criminalizar a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4) pelo presidente da Comissão e Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
Segundo Efraim, a proposta pode ser pautada nas próximas semanas. O projeto foi protocolado na contramão do julgamento do Supremo Tribunal Federal, que tende à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.
“A lei deverá considerar crime porte e posse de substância ilícita em qualquer quantidade. Essa é uma definição constitucional e política em relação à questão de drogas no país”, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O placar da ação está em 5 a 1 pela descriminalização, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista. A sinalização do Supremo, segundo Pacheco, é “algo que o Senado, por sua maioria, é contra”. Para fazer um contraponto, a iniciativa é legislar, defendeu o presidente da Casa.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 