O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), recebeu nessa sexta-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, a cônsul-geral da China no Nordeste, Yan Yuging.
Na ocasião, ele apresentou as potencialidades econômicas da Paraíba e discutiu a possibilidade de parcerias em áreas estratégicas, a exemplo da agricultura, infraestrutura e educação.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual defendeu a eficiência da gestão fiscal da Paraíba, que, segundo ele, tem permitido a atração de novos empreendimentos e a geração de saldos positivos de emprego.
Ele também falou sobre o reconhecimento da Paraíba em nível nacional, estado apontado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o estado mais competitivo do Norte/Nordeste, com destaque na segurança púbica, inovação e infraestrutura.
“Nós podemos traçar um plano de trabalho para mostrar aos investidores as possibilidades de parcerias e investimentos no estado, que tem se destacado na produção de energias limpas, no desenvolvimento turístico, em investimentos de mais de R$ 320 milhões no Porto de Cabedelo, na tecnologia e na inovação”, disse o governador
O gestor lembrou ainda da parceria firmada com a empresa chinesa CETC54 para a implantação de um radiotelescópio no município de Aguiar, que recebe investimentos de R$ 12 milhões do Governo do Estado, visando a proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba, como o turismo, a educação para jovens e a inovação.
Por sua vez, a cônsul-geral da China, Yan Yuging agradeceu a receptividade do governador João Azevêdo e demonstrou o interesse de firmar um trabalho conjunto para buscar a ampliação de cooperações entre a China e o estado.
“Nós parabenizamos o governador, que hoje também ocupa o cargo de presidente do Consórcio Nordeste, e já deixamos um convite para que os governadores da região possam fazer uma visita à China em uma missão institucional. Nós temos empresas em todas as áreas que podem participar de acordos de cooperação, seja na infraestrutura, segurança hídrica, saúde e educação”, falou.
A cônsul da China no Nordeste está na Paraíba para participar do I Festival Cultural da China, que será realizado até este domingo (5), no Centro de Convenções de João Pessoa, onde ocorreu a abertura do evento, e na Usina Energisa.
O evento é uma oportunidade de apresentação da cultura chinesa, além de exibir, em palestras e mesas-redondas, resultados concretos e perspectivas decorrentes da parceria entre o Governo da Paraíba e o da China.