Quarta, 27 de Novembro de 2024
21°

Tempo nublado

Patos, PB

Saúde Fique atento

Governo da Paraíba alerta produtores sobre prevenção de casos de gripe aviária

Influenza aviária, além de provocar grandes prejuízos econômicos pela alta mortalidade das aves, tem potencial zoonótico, isto é, pode contaminar humanos

21/12/2022 às 08h06 Atualizada em 22/12/2022 às 12h26
Por: Redação Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Governo da Paraíba alerta produtores sobre prevenção de casos de gripe aviária

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) adotará uma série de ações para evitar casos de influenza aviária (H5N1) no estado, com focos da doença já registrados em países como Colômbia, Peru e Equador.

 

A gerente executiva da Sedap, Girlene Alencar, ressaltou que a Paraíba, assim como os demais entes da Federação, não registrou nenhum da influenza aviária, a “gripe da ave”, mas, com casos da doença em países vizinhos, é necessário que os produtores redobrem os cuidados.

 

“Nós estamos em alerta para que essa doença não entre no Brasil, o que pode ser evitado com a adoção de algumas medidas: o produtor deve evitar o contato de suas aves com as aves de vida livre, manter as aves em área restrita, deixando água e alimentação fora do alcance de aves de vida livre”, recomendou.

 

“Aqui na Paraíba, a gente vai realizar sorologia, que é a coleta de material sangue de cloaca de ave para enviar para os laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura para atestar que realmente não temos essa doença aqui”, adiantou Girlene Alencar.

 

A influenza aviária, além de provocar grandes prejuízos econômicos pela alta mortalidade das aves, tem potencial zoonótico, isto é, pode contaminar humanos, facilitando a propagação da doença.

 

O Governo do Estado alerta ainda que, caso o produtor perceba sinais nervosos, respiratórios e digestivos nas aves, assim como aumento de mortalidade nos animais, deve entrar imediatamente em contato com a Sedap.