
A Paraíba registrou 119 mortes por HIV/Aids somente em 2022, ano que ainda não terminou. João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande lideram o número de casos. Já são 630 novos infectados pelo vírus HIV, de acordo com o banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Dos 119 óbitos na Paraíba, 29 foram registrados em João Pessoa, 14 em Santa Rita e dez em Campina Grande.
Em relação aos 630 casos de infectados pelo HIV, a faixa etária entre 20 e 49 novos é a de maior incidência, com 538 casos. Na faixa entre 20 e 29 anos são 211 novos casos.
Embora alto, o número de casos de infectados pelo HIV em 2022 na Paraíba é menor do que o registrado em 2021: 745. Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram registrados 564 casos de HIV, tendo naquele ano o menor número de registros. Em 2019, houve 770 infectados, sendo esse o maior índice em cinco anos, já que houve 696 casos em 2017 e 622 em 2018. Os dados foram repassados ao ClickPB pela Secretaria de Estado da Saúde.
Campanha e testagem
A Saúde da Paraíba organiza ações de testagem e conscientização sobre o HIV e Aids neste mês de dezembro, já que o dia 1º de dezembro é Dia Internacional de Luta Contra a Aids.
A Gerência Operacional de Condições Crônicas e IST da Paraíba iniciou, nesta quinta-feira (1º), às 9h, a Campanha Dezembro Vermelho, de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este ano, a campanha terá como tema 'HIV/AIDS: o cuidado começa com a prevenção'.
A abertura aconteceu no Restaurante Popular Estadual, em Mangabeira, na Capital, com a oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites; distribuição de preservativos; conversas com a população sobre o que é o HIV, formas de prevenção e aspectos relacionados à infecção. A ação ocorre pela manhã e à tarde, simultaneamente, em todos os 10 restaurantes populares do estado. Além da Capital, estão localizados nos municípios de Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa, Pombal, Cajazeiras, São Bento, Monteiro e Guarabira.
Ainda na programação do Dezembro Vermelho, no domingo (04), pela manhã, haverá oferta dos testes rápidos, conversas e distribuição de preservativos, no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco. No mesmo local, a tarde e a noite, haverá a mesma ação na Parada LGBTQIAP + de João Pessoa.
Na manhã da sexta-feira (9), será realizada testagem rápida na Igreja Evangélica (Assembleia de Deus), no Bairro dos Novais, na Avenida José Bonifácio, nº 672.
Na manhã da terça-feira (13), será feita testagem no Seminário Integrado de Condições Crônicas da Paraíba, no Espaço Cultural, para técnicos das Gerências Regionais de Saúde, Atenção Primária e Vigilância dos 41 municípios prioritários.
Veja Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Veja Saúde da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado
Confira Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão 