
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para o biênio 2023-2024, acontecerá apenas no dia 1º de fevereiro, mas as conversações em busca de apoio para a vaga da presidência já estão avançadas e muitos nomes já foram lançados.
Dentro do Republicanos, partido que elegeu a maior bancada de parlamentares nas eleições 2022 para a Casa de Epitácio Pessoa, dos oito deputados da legenda, três já manifestaram o desejo de disputar a vaga de presidente da ALPB.
Os deputados reeleitos Adriano Galdino, atual presidente, Wilson Filho, líder da bancada governista, e Branco Mendes, que assume no próximo ano o seu quinto mandato consecutivo, protagonizam uma disputa interna no Republicanos ao pleitear a presidência da ALPB e o apoio do governador João Azevêdo (PSB).
Em entrevista a imprensa no início deste mês, o governador reeleito da Paraíba disse que não deverá interferir na eleição da Mesa Diretora da ALPB. Contudo, João Azevêdo sinalizou com a possibilidade de avalizar a indicação do Republicanos com o nome do deputado reeleito Adriano Galdino, atual presidente do Poder Legislativo.
Na última semana, o secretário de Estado da Comunicação, Nonato Bandeira declarou que o governo tem preferência pela eleição de um presidente que seja da base aliada à gestão, mas que João Azevêdo não irá interferir na eleição da Casa.
No sábado (19), Branco Mendes esteve em audiência com João Azevêdo e comunicou oficialmente sua pretensão de disputar presidência da ALPB. Segundo o deputado deixou claro que não haverá imposição de nomes e reiterou que torce para que um parlamentar da sua base seja eleito.
Além dos parlamentares do Republicanos, também disputam a vaga os deputados reeleitos Tião Gomes (PSB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade).
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 