
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Patos, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a ‘Operação Desídia’, inserida na apuração de fraudes em licitações e na execução de obras de engenharia e serviços de locação de máquinas pesadas, realizadas pela Prefeitura de Areia de Baraúnas, no Sertão da Paraíba, nos anos de 2021 e 2022.
Através da ação, que conta com apoio da Polícia Militar da Paraíba, está sendo cumprido mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara da Comarca de Patos, no Sertão paraibano.
Segundo o MPPB, são investigados agentes públicos e particulares responsáveis por empresas de fachada que, embora vencedoras das licitações, não executavam os serviços contratados, repassando-os para servidores contratados pela própria Prefeitura ou outras empresas.
O nome da operação decorre da negligência dos agentes públicos em colaborar com a atuação investigativa do Ministério Público, omitindo-se no envio de informações relacionadas a ilícitos em apuração da atual e anterior gestões do Município de Areia de Baraúnas.
Está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Areia de Baraúnas, contando a operação com a participação de 22 integrantes, sendo um promotor de Justiça, 13 servidores do Gaeco, além de oito policiais militares.
O Portal Correio tentou falar com representantes da Prefeitura Municipal de Areia de Baraúnas, mas não foi possível se estabelecer contato até a publicação desta matéria. Caso a gestão busque se pronunciar, pode encaminhar nota para o e-mail [email protected], tendo garantido o espaço para publicação.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 