
O prefeito de São Mamede (PB), Dr. Umberto Jefferson, foi entrevistado na tarde dessa quarta-feira (20), no Programa Polêmica, da Rádio Espinharas de Patos, apresentado pelos jornalistas Jozivan Antero e Wânia Nóbrega.
Ele explicou que serão pagos mais de um milhão de reais em precatórios. Um desejo dele que tinha desde o ano de 2017. A liberação só feita em 2021, os valores estarão nas contas bancárias em breve. O gestor disse que não é um favor, mas um direito, aquecendo a economia num momento especial, circulando o dinheiro no município, um reconhecimento à classe de mestres guerreiros. Umberto detalhou que foi enviado a Câmara Municipal e aprovado por unanimidade que acordou legalmente caso ocorresse à homologação da justiça. O juiz homologou dando segurança jurídica sem ninguém ser penalizado.
Há muitos anos a prefeitura mantém um hospital que é referencia em cirurgias eletivas, sendo destaque na região. O prefeito falou deste sucesso e de outras ações na área da Saúde. Ele citou a parceria com o Complexo Hospitalar de Patos.
“Com muita dificuldade e acima de tudo com austeridade que implementamos no município de São Mamede, conseguindo ser referencia em toda a região. Há quinze dias realizamos nove cirurgias eletivas de média e de grande porte. Fazemos com grande responsabilidade, claro sabendo das nossas limitações e cada vez mais equipando o nosso hospital para prestar uma melhor saúde para todos que precisem, por exemplo, adquirimos novos carros de anestesia, um Raio X e monitores. Acredito que seja o único município no Sertão da Paraíba que tem uma UTI Móvel, além disso, mais duas ambulâncias, com recursos próprios. Abrimos a Base Descentralizada do SAMU, a ambulância também é própria, o custeio, até então, é com recursos próprios, estamos esperando o Ministério da Saúde repassar os recursos e a ambulância nova para que renove a frota. No hospital que é um comodato, uma filantropia e a Prefeitura custeia 100%, temos a disposição três novas ambulâncias. Temos em São Mamede uma unidade móvel médica e vamos com a unidade móvel odontológica para a zona rural e a gente dar o atendimento na qualidade que existe na cidade. Foram doze leitos que recebemos da parceria com o Complexo Hospitalar de Patos, agradeço ao diretor Francisco Guedes que foi muito atencioso e a parceria será ampliada porque tratamos de outras demandas”, relatou.
Ele citou que o município possui aterro sanitário, em breve será inaugurado o Galpão de Coleta Seletiva.
“Acredito que na região, São Mamede é o único município que detém um aterro sanitário e para nós é um orgulho muito grande, inclusive ajudando outros municípios como Várzea e provavelmente São José do Sabugi. Além disso, estamos construindo com recursos próprios o nosso Galpão de Coleta Seletiva e a inauguração será em breve. Estamos trabalhando na nova cultura de São Mamede para que a população entenda o que é desprezado do lixo é uma quantidade muito pequena, mas é preciso entender isso e o poder público invista para que melhore a cultura das gerações”, disse.
Atualmente a frota de transportes é composta por quase 60 veículos próprios e praticamente dobrou o número na sua gestão, sem nenhum carro locado para uso continuo.
Mesmo como uma das melhores administrações da região, o gestor falou que um dos problemas é o déficit habitacional, mas que está sendo resolvido.
“O Déficit habitacional é um dos problemas, mas estamos próximos a resolver grande parte. A Prefeitura está construindo o Jardim São Mamede as margens da BR 230, com quase 90 unidades habitacionais construídas com recursos próprios, com ruas pavimentadas, com esgotamento sanitário, com luz e com água. A previsão de entrega é para o final do ano”, afirmou.
O Programa Avança São Mamede com 8 milhões e meio de reais em Infraestrutura com pavimentação de asfalto, quase sessenta ruas pavimentadas em paralelo, mais de 1500 metros de galerias, somado a Alça Viária (que interliga a PB 251 a BR 230) feita pelo Governo do Estado, desenvolverá o município pelos próximos 20 anos, trazendo o desenvolvimento da cidade para a BR 230.
Um grande problema de décadas, no local chamado Campo da Carioca, local que alagava durante as chuvas e recebia o esgoto da cidade, jogado a céu aberto. Foi feita uma parceria público privada, a empresa disponibilizou faixas de terras e a obra executada com recursos próprios, construindo o canal de macrodrenagem, todo o esgotamento sanitário do canal, além da construção de um ginásio poliesportivo.
A obra do Mercado Público no valor de quase R$ 900 mil com recursos próprios, modelo na região.
Foram adquiridos tratores e a perfuratriz (caminhão, compressor e perfuratriz) no valor de R$ 1 milhão.
Dr. Umberto Jefferson está em seu segundo mandato, ele foi reeleito em 2020.
Eita Cícero reafirma aliança com João e vê “desespero” da oposição por racha
Fique atento Mais de 71 mil eleitores correm risco de ter título cancelado na Paraíba
Veja Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília
Veja Hugo Motta marca reunião com líder do PL para tratar de anistia
Movimentação Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026
Veja Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS; Wolney Queiroz será o novo ministro 