O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou e interditou o Setor de Urgência e Emergência Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, na tarde desta segunda-feira (9).
Segundo o diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza, o setor possui um déficit de médicos pediátricos e não oferece assistência médica continuada.
Com a interdição, os pacientes pediátricos que precisarem de atendimento médico de urgência e emergência devem procurar outros hospitais da região.
Resposta do hospital
Em nota divulgada antes da interdição, o HUJB afirmou que “em nenhum momento deixou de prestar atendimento pediátrico e que continua recebendo crianças mediante encaminhamento por outras unidades de saúde, conforme pactuado com as Secretarias de Saúde e utilizando o acolhimento com classificação de risco, dispositivo esse da Política Nacional de Humanização”.
Ainda segundo a unidade de saúde, “representantes do HUJB/Ebserh, secretários de saúde e gestores dos municípios que compreendem a região polarizada por Cajazeiras, firmaram acordo para que, a partir do dia 08 de março de 2022, todos os atendimentos de Urgência e Emergência fossem direcionados/regulados/referenciados pelos serviços de saúde – UBSF’s, hospitais municipais, regional e do SAMU 192”.